resenha_hqb_mistureba

Michelle Ramos é uma batalhadora! Além de pesquisadora e roteirista de HQ, criou e edita o Zine Brasil, um site totalmente dedicado à divulgação dos quadrinhos nacionais.

Com o mesmo objetivo, inicia-se também na edição da revista virtual Mistureba, cujo nome reflete a proposta de misturar numa mesma edição, não somente os estilos e gêneros de HQ entre si (mangá, super-heróis, cartum, humor, terror etc), mas, também, de publicar entrevistas, resenhas, textos e tudo o mais que envolver a cena brasileira dos quadrinhos.

Nesta edição de estréia, temos uma entrevista com o ilustrador Rivaldo Barbosa, uma resenha bem detalhada da revista Consequencias de Caio Majado, um breve texto comentando os quatro anos do Zine Brasil, um texto a respeito da criação da capa e três HQs:

“No meu país…” (roteiro de Gibs, desenhos de Jonatan Santos e arte-final de Cristiano Laurindo) é a mais fraca das HQs uma vez que se propõe apenas a apresentar os problemas de nosso país (que já estamos carecas de saber).

Os desenhos são competentes, mas o roteiro não desenvolve o tema de um modo que fique interessante para o leitor: apenas uma legenda em cada quadro mencionando algo que deveria ser priorizado pelas autoridades e os desenhos mostrando como as coisas são de fato. No final, o pedido de “Acorda Brasil!”,  deixa tudo com cara de panfleto político…

“Obrigado” (roteiro e desenhos de Michelle Ramos, arte-final de Cassiano Sales e cores de Alexandre Santos) é a única HQ colorida e retrata o personagem O Brasileiro na entrega do prêmio fictício Fotolog. Como o título avisa, é a forma com que Michelle agradece aos inúmeros autores que já desenharam seu personagem – e olha que é gente pra caramba! Singela, mas muito bonita homenagem.

“Seol”, de Marcos Teodoro, é o grande destaque da edição! O traço é um mangá sem nada de extraordinário, mas as texturas criadas pela arte-final são sensacionais! O roteiro também é muito bom e surpreende o leitor em vários momentos. Começa com a personagem andando pela rua, divagando sobre seus problemas financeiros e amaldiçoando sua mãe, que preferiu pagar o aluguel da casa a ajudá-la com
a mensalidade da faculdade. De repente, ocorre um acidente e ela vai parar no Seol, uma terra na  fronteira com o inferno, e se vê numa missão de levar um espírito até os domínios da morte.

Ao final, ela volta a caminhar na rua como se tudo não passasse de um sonho premonitório e, quando você acha que a HQ vai terminar com a personagem evitando um acidente e se tornando uma heroína, a HQ se encerra de um modo mais surpreendente. Ótimo trabalho!

Embora não haja nenhuma indicação da periodicidade da revista, ela tem tudo para agradar e chegar numa numeração alta. Só espero que haja mais páginas coloridas (uma vez que não há despesas com tintas) e que aumentem a qualidade da resolução das páginas, porque quando ampliamos as imagens para tentar captar os detalhes (como eu quis fazer com a HQ Seol) os pixels ficam evidentes e incomodam um pouco.

Em tempo: a revista aceita colaborações. Entre em contato caso queira participar das futuras edições.

Mais uma louvável iniciativa de Michelle Ramos!

Mistureba
Editora: Michelle Ramos
Revista Independente
Nº de páginas: 32
Data: Fevereiro de 2009
Download gratuito (clique aqui)
Contato: [email protected] ou http://zinebrasil.wordpress.com

Alexandre Manoelresenha hqbAlexandre Santos,Caio Majado,Cassiano Sales,Cristiano Laurindo,HQB,Jonatan Santos,Marcos Teodoro,Michelle Ramos,Mistureba!,resenhaMichelle Ramos é uma batalhadora! Além de pesquisadora e roteirista de HQ, criou e edita o Zine Brasil, um site totalmente dedicado à divulgação dos quadrinhos nacionais. Com o mesmo objetivo, inicia-se também na edição da revista virtual Mistureba, cujo nome reflete a proposta de misturar numa mesma edição, não...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe