Menegatto Pedra da LuaConheci o anti-herói Menegatto nas páginas do catálogo do Salão de Humor de Piracicaba de 2012. Eram duas HQs de duas páginas: “Os trambiques” e “O Amigo Poste”. Confesso que fiquei muito feliz em receber a notícia que em 2016 o personagem continua vivo e embarcando em aventuras maiores e em uma viagem turística e histórica envolvendo a pedra da Lua!

O gaúcho Ernani Cousandier nos traz uma aventura bem atual de Menegatto, personagem que pode ser definido como um “vigarista que trabalha duro para se dar bem”. Sim, a típica malandragem brasileira está nele, o que o transforma logo de cara em um personagem interessante com decisões muito duvidosas. Sim, o nosso “mocinho” é um golpista assumido sem o menor pingo escrúpulo.

Ernani entrega uma história envolvente com muito humor e sacadas elaboradas no melhor estio caricato que o aproxima das HQs franco-belgas, e acreditem, todo o argumento tem base em uma história real.

Para quem não sabe, em 1973, o então presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, em uma ação diplomática distribuiu aos “amigos” do governo americano, principalmente aos presidentes das repúblicas das bananas, fragmentos lunares trazidos pelas missões Apolo 11 e 17. O Brasil foi um dos agraciados e este fragmento lunar em questão é o alvo do nosso anti-herói.

Menegatto Pedra da LuaApesar de tentar seguir com sua vida longe dos crimes, Menegatto, um ladrão profissional, é contratado por colecionadores internacionais para roubar e levar uma dessas pedras ao Caribe, aonde o comprador é um colecionador desconhecido que vai pagar cinco milhões de dólares.
A narrativa flui de maneira engraçada com diálogos muito bem construídos com personagens nada confiáveis que tentam roubar alguma coisa a todo o momento. Tudo isso envolvido em uma bela arte aquarelada e com cenários bem trabalhados.

Voltando novamente a história real, a minúscula pedra de 1,14 gramas e tamanho de 1 cm foi recebida pelo presidente Emílio Garrastazu Médici e posteriormente a rocha foi entregue ao diretor de um museu em Bagé, Rio Grande do Sul, terra natal de Médici, tornando-se assim, o maior tesouro existente na pequena cidade gaúcha.

Sim, a trama se inicia em Bagé e gira justamente no roubo e substituição da pedra por um pedregulho falso, a fuga de Menegatto de um marido ciumento e seus capangas, sua viagem, seu encontro e paixão por Cloé, uma linda e misteriosa mulher, e a sua reunião com o misterioso colecionador.

Menegatto Pedra da LuaCom tamanho apreço na pesquisa e qualidade do trabalho, é curioso até ver que a obra saiu de maneira independente e com uma qualidade gráfica ímpar. Podemos até dizer que Menegatto: A Pedra da Lua é um álbum de luxo impresso em papel especial. Fica a pergunta: onde estão as grandes editoras que não viram isso? E também têm o mistério do preço acessível mesmo tendo todo esse acabamento gráfico. Esse é outro mistério que deixo aqui para as editoras.

Uma curiosidade: procurando na internet mais informações sobre a obra, eu li que Ernani Cousandier não conseguiu autorização do museu de Bagé para ver a famosa Pedra da Lua! Uma pena.

Menegatto: A Pedra da Lua relembra os antigos filmes de roubos e perseguição e mistura realidade, ficção e personagens históricos como Médici, Nixon e Fidel Castro. Quem busca o prazer das antigas histórias, mas com algo novo, este quadrinho é diversão de primeira.

Menegatto – A Pedra da Lua
Edição Independente
Autor: Ernani Cousandier
Lombada quadrada
Colorido
23 x 30 cm
118 páginas
R$ 40,00

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2017/07/menegatto-3.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2017/07/menegatto-3-150x150.jpgFloreal Andraderesenha hqbA Pedra da Lua,Ernani Cousandier,MenegattoConheci o anti-herói Menegatto nas páginas do catálogo do Salão de Humor de Piracicaba de 2012. Eram duas HQs de duas páginas: “Os trambiques” e “O Amigo Poste”. Confesso que fiquei muito feliz em receber a notícia que em 2016 o personagem continua vivo e embarcando em aventuras maiores...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe