mayara-e-annabelle-02Primeiramente, Mayra & Anabelle é uma HQ que namorei durante todo o meu sábado de Comic Con Experience e deixei passar. Me arrependo. Por sorte, o editor do Impulso HQ selecionou justamente esse álbum para eu escrever a resenha. Agradeço. 🙂

Segundamente… não sou fã do gênero de herói e batalhas, por isso torci o nariz e não comprei. Outro arrependimento. Com a HQ em mãos, já li três vezes, e após a primeira leitura, fui correndo procurar saber se o volume 2 já estava disponível. Haha.

Quem nunca descobriu um podre muito grande e quis denunciar?

Nesse contexto, encontramos Mayra, paulista, que fez uma denuncia contra o big boss, e por conta disso teve que ser transferida de sua cidade natal, São Paulo, a selva de pedras, para um lugar, teoricamente mais calmo, Ceará, onde encontra a não tão receptiva Anabelle.

203db9a29e05fc0330e31502a4cd199eAmbas trabalham na SECAFC, uma espécie de secretaria de magia. E Mayra acaba atrás de um computador. Até aí tudo bem, uma história comum se não fosse pelo misto de cultura, fantasia e lendas.

Nessa HQ de Pablo Casado (roteiro) e Talles Rodrigues (arte), que foi publicada pelo selo independente de quadrinhos Fictícia a mistura é que dá o grande toque de originalidade. Aqui vale tudo: magia, ação, cultura pop, cotidiano, stress no trabalho e etc.

Quanto às ilustrações, o álbum HQ é todo preto, branco e laranja, talvez pelo clima quente de Fortaleza. O design é bem atual, traço com linhas precisas e simplificadas nas personagens. Os cenários são relativamente simples, e em boa parte da HQ, o fundo é vazio.

Outra coisa, ainda sobre o design, são os efeitos, primeiro me incomodaram, achei poluído, riscado demais e parecia que tinham sido feitos às pressas, mas na segunda vez que li já estava no clima, e achei sensacional. Senti realmente que tinha algo acontecendo ali, rabiscos pretos e laranjas e distorções, tudo na medida.

MA_Preview_02As personagens são mulheres bem resolvidas e gays, não vou entrar nesse quesito, pois aí tem muito pano pra manga. Mas foi um ponto que me surpreendeu, até então raramente temos mulheres heroínas em HQs nacionais.

Não tenho como negar que lembrei muito de Scott Pilgrim, mas isso não tira nenhum mérito de Mayra & Anabelle, que ainda está concorrendo ao troféu HQMIX desse ano na categoria Publicação Independente de Autor. Merecido.

Nunca tinha lido nada, absolutamente NADA nesse contexto, uma forma de abordar a cultura regional, sem ser chato. É uma história de herói que se passa no Brasil, e a gente sabe disso. O leitor sente isso.

O nordeste é um lugar cheio de histórias, e eu mesma não fazia ideia, terminei de ler e fui pesquisar. Me instigou. Recomendo que façam o mesmo. Leiam e aguardem o volume 2. Estou no aguardo.

Mayra & Anabelle – volume 1
Edição independente
Roteiro: Pablo Casado
Arte: Talles Rodrigues
Cores da capa e design: George Schall
Acabamento: Brochura
26×17
72 páginas
R$ 25,00

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/07/mayara-e-annabelle.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/07/mayara-e-annabelle-300x300.jpgThailiny Cruzresenha hqbFictícia,George Schall,Mayra & Anabelle,Pablo Casado,Talles RodriguesPrimeiramente, Mayra & Anabelle é uma HQ que namorei durante todo o meu sábado de Comic Con Experience e deixei passar. Me arrependo. Por sorte, o editor do Impulso HQ selecionou justamente esse álbum para eu escrever a resenha. Agradeço. 🙂 Segundamente... não sou fã do gênero de herói e...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe