O Brasil, felizmente, é um país abençoado no que diz respeito à criação e produção de tiras: há diversos autores (de muita qualidade) abordando diversos assuntos.

Claudia Gomes é mais um nome a integrar essa lista. A curiosidade aqui é o tema que a autora aborda em seu trabalho: a poesia.

Mariazinha, a personagem principal das tiras, é uma garotinha órfã apaixonada por literatura e, principalmente, poemas. Apaixonada mesmo, do tipo que recita poesia até debaixo d’água (literalmente!), a ponto de batizar seu cãozinho com o nome Baleia (em homenagem a Graciliano Ramos) – que o torna motivo de piada entre os cachorros da vizinhança – e infernizar a vida de sua avó e seus colegas de escola com recitações em horas inapropriadas.

É impressionante a quantidade de situações que a autora consegue criar em torno desse argumento (que à primeira vista nos parece limitado). Toda ocasião é motivo para Mariazinha criar ou recitar poemas, desde uma simples prova de matemática até o fim do namoro de uma amiga, chegando a situações bem originais como a grande idéia que Mariazinha tem de vender poesias de verão (copiando a moda de se fazer tatuagens no verão) e o fato dela ir numa festa a fantasia vestida de Castro Alves.

Há também tiras da personagem abordando outros assuntos e tiras focadas em outros personagens da série, como sua avó Clarabela e seu cachorro Baleia. Duas poesias completam a edição.

A arte de Fábio Turbay é bem competente e segue a linha dos desenhos para o público infantil: traços limpos e personagens cabeçudos. O mais legal é que Turbay sempre varia os ângulos ao longo das tiras, deixando-as com uma leitura ainda mais saborosa.

Mariazinha em verso e prosa apresenta uma idéia bacana, não muito comum de se ver por ai, bem executada, engraçada, que enriquece o universo dos quadrinhos ao abordar um tema pouco presente na linguagem e com potencial para galgar muitos leitores e novos espaços.

Mariazinha em verso e prosa
Autores: Claudia Gomes (roteiro) & Fábio Turbay (desenhos)
Revista Independente
68 páginas
Data: Maio de 2008
R$ 12,00

Alexandre Manoelresenha hqbClaudia Gomes,fabio turbay,HQB,Mariazinha em verso e prosa,resenhaO Brasil, felizmente, é um país abençoado no que diz respeito à criação e produção de tiras: há diversos autores (de muita qualidade) abordando diversos assuntos. Claudia Gomes é mais um nome a integrar essa lista. A curiosidade aqui é o tema que a autora aborda em seu trabalho: a...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe