macaco_albino_campinas

Macaco Albino é um personagem criado em 2006 por Leandro Robles. Nasceu num caderno de rascunhos, migrou para a internet e, agora, estréia num veículo impresso.

Esta edição é composta de HQs, ilustrações e, predominantemente, tiras, realizadas ao longo de seus dois anos de existência (o material foi lançado em 2008). Os trabalhos não estão em ordem cronológica, por isso podemos encontrar traços rascunhados e mais soltos convivendo, lado a lado nas páginas, com traços mais limpos e firmes (embora sejam minoria).

A edição conta também com a participação especial de alguns autores: Beto Uechi, Daniel Bueno, Gil Tokio, Leo Gibran, Pedro Sotto, Spacca e Tomo Maeichioka; todos apresentando suas visões pessoais do personagem e lhe acrescentando mais diversidade nos traços.

Toda essa variedade é saudável porque combina perfeitamente com o perfil descontraído de Macaco Albino, que trata de assuntos sérios, como morte, guerra e porte de armas, com o mesmo espírito leve e sutil (algo bem próximo da inocência infantil) com que trata de assuntos mais triviais do cotidiano.

Esse humor, aparentemente despretensioso, é tão simples e direto que, em algumas passagens (como nas páginas 15 e 17), consegue penetrar a superfície dos assuntos que aborda, chegando até a raiz da condição humana.

Interessante é o fato do autor usar uma fonte específica para cada personagem. Mas, na opinião desde que vos escreve, o grande destaque vai para as tiras que retratam aspectos simples do dia-a-dia, como aquelas listas que a gente costuma fazer com títulos como “Sonhos que nunca vou realizar”, “Sempre tem” e “Não é raro acontecer”. Muito divertidas.

Não é um trabalho que vai mudar a história dos quadrinhos – muito menos a vida de algum leitor, mas nos faz rir em diversos momentos.
E “só” isso, nos dias de hoje, já é um ato digno de aplausos.

Macaco Albino
Autor: Leandro Robles
Participações especiais de: Beto Uechi, Daniel Bueno, Gil Tokio, Leo Gibran, Pedro Sotto, Spacca e Tomo Maeichioka.
Revista Independente
Nº de páginas: 66
Data: Dezembro de 2008
Preço: R$ 3,00

Alexandre Manoelresenha hqbBeto Uechi,Daniel Bueno,Gil Tokio,Leandro Robles,Leo Gibran,Macaco Albino,Pedro Sotto,Spacca,Tomo MaeichiokaMacaco Albino é um personagem criado em 2006 por Leandro Robles. Nasceu num caderno de rascunhos, migrou para a internet e, agora, estréia num veículo impresso. Esta edição é composta de HQs, ilustrações e, predominantemente, tiras, realizadas ao longo de seus dois anos de existência (o material foi lançado em...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe