Vem do nordeste, e já há algum tempo, uma suave e contínua onda de quadrinhos cujo enfoque é resgatar a história da região. E este Lucas da vila de Sant’anna da Feira é mais uma publicação a se encaixar nessa onda de HQs nordestinas de cunho histórico.

Escrita por Marcos Franco e Marcelo Lima e desenhada por Hélcio Rogério esse título foi o grande vencedor da 27ª edição do troféu Ângelo Agostini (levando os prêmios nas categorias de melhor lançamento independente, melhor desenhista e melhor roteirista, para Marcos Franco).

A obra nos apresenta o folclórico Lucas da Feira, escravo fugitivo que, com seu bando, aterrorizou a região de Feira de Santana/BA na primeira metade do século XIX, sendo considerado por alguns um dos percussores do fenômeno do cangaço.

Mas a HQ não apresenta sua vida ou trajetória, nem poderia afinal tem apenas 48 páginas. O que acompanhamos aqui é apenas um breve momento de sua vida: um assalto a um vendedor de gados.

Mas é suficiente para conhecermos um pouco de sua infância e de sua violência (Lucas ficou conhecido por, entre outras atrocidades, amarrar suas vítimas em mandacarus).

A arte de Hélcio Rogério lembra um pouco os saudosos quadrinhos brasileiros de terror das décadas de 1970 e 1980. O grande destaque de seu trabalho são a luz & sombra e a expressividade pavorosa (no bom sentido) que consegue transmitir com essa iluminação.

Dado a sua curta duração, não é um trabalho que vai cativar o leitor pela construção do personagem, da trama ou do grau de identificação da obra. A força da edição reside no seu tema: um bando de cangaceiros formados por escravos; e por despertar no leitor a curiosidade de conhecer mais dessa figura histórica – o que, penso eu, deve ser o principal objetivo da publicação.

Lucas da vila de Sant’anna da Feira
Autores: Hélcio Rogério, Marcelo Lima e Marcos Franco
Revista Independente
48 páginas
Data: Setembro de 2010
R$ 12,00
Contato: roteirizandohq.wordpress.com

Alexandre Manoelresenha hqbHélcio Rogério,HQB,Lucas da vila de Sant’anna da Feira,Marcelo Lima,Marcos Franco,resenhaVem do nordeste, e já há algum tempo, uma suave e contínua onda de quadrinhos cujo enfoque é resgatar a história da região. E este Lucas da vila de Sant’anna da Feira é mais uma publicação a se encaixar nessa onda de HQs nordestinas de cunho histórico. Escrita por Marcos...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe