louco-fuga-graphic-msp-panini“Dizem que sou louco por pensar assim
Se eu sou muito louco por eu ser feliz
Mas louco é quem me diz
E não é feliz, não é feliz”.
Balada do louco – Os Mutantes

Licurgo Orival Umbelino Cafiaspirino de Oliveira, o Louco, adora virar o mundo do “Cenourinha” de cabeça para baixo, algo que vem fazendo por mais de 40 anos. O lisérgico personagem surgiu na primeira edição do Cebolinha, publicada pela Editora Abril em 1973, e fez tanto sucesso que apesar de muitos personagens dos anos 1960 e 1970 terem ido para o limbo das criações que não conversam mais com os leitores, Licurgo continuou aparecendo nos títulos infantis da Turma da Mônica, migrou para a versão Teen, e em 2015 ganhou seu primeiro título solo; a bela Graphic Novel “Louco – Fuga”.

louco-fuga-graphic-msp-panini-1Apesar da MSP não aceitar ideias não solicitadas, a ousadia de Rogério Coelho foi premiada. Fomos brindados com a primeira edição realmente experimental do selo Graphic MSP. Numa história que mistura passado, presente, realidades alternativas e supostamente o futuro.

Nessa graphic novel, o Louco foge de robôs e vai parar no Bairro do Limoeiro, onde ele conhece uma famosa turma de crianças. O personagem está em busca de si mesmo e precisa recuperar sua identidade representada pelo pássaro (que lembra uma fênix) engaiolado num longínquo castelo por perigosos robôs.

Sim, é um conto de fadas clássico em que o personagem busca algum tipo de redenção; mas quem se importa?

É uma balada insana bem construída e magistralmente conduzida, uma história pop capaz de atrair fãs das histórias cabeça de cineastas como David Lynch e Terry Gillian (entre outros), mas que abusa dos subtextos, algo que os mais novos, que cresceram assistindo animações como “Hora de Aventura” se acostumaram.

louco-fuga-graphic-msp-panini-3Só vira uma história adulta se você entender o subtexto, caso contrário, se divertirá com a fuga do personagem e com suas tentativas frustradas de libertar um pássaro engaiolado. Os fãs de longa data da MSP também verão uma homenagem aos personagens do Maurício e à sua série de álbuns de luxo.

Essa belíssima graphic novel que chegou à redação do Impulso HQ graças aos nossos parceiros da Comix Book Shop é uma história que não havia sido solicitada, mas foi publicada porque tiveram a sensibilidade de entender que era o que queríamos.

Fuga é uma inovação bem-vinda. O resto é história. E que venham mais fugas.

Louco – Fuga
Panini Comics – Selo Graphic MSP
Roteiro e Arte: Rogério Coelho
Brochura ou Capa Dura
19 x 27,5 cm
80 páginas
R$ 21,90 (capa cartonada)
R$ 31,90 (capa dura)

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2016/07/louco-fuga-graphic-msp-panini-2.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2016/07/louco-fuga-graphic-msp-panini-2-300x300.jpgAlexandre Dassumpcaoresenha hqbGraphic MSP,Louco,Panini,Rogério Coelho,turma da Mônica“Dizem que sou louco por pensar assim Se eu sou muito louco por eu ser feliz Mas louco é quem me diz E não é feliz, não é feliz”. Balada do louco – Os Mutantes Licurgo Orival Umbelino Cafiaspirino de Oliveira, o Louco, adora virar o mundo do “Cenourinha” de cabeça...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe