O primeiro trabalho da dupla Gilmar Rodrigues e Fido Nesti, “Loucas de Amor – Mulheres que Amam Serial Killers e Criminosos Sexuais”, é um livro-reportagem que aborda exatamente o que o título sugere: o fascínio que assassinos e estupradores exercem sobre o sexo feminino.

Para obter uma espécie de alívio durante a leitura desse tema tão denso, o livro apresenta algumas HQs sobre os bastidores da pesquisa que gerou a obra.

O sucesso da publicação foi tão grande que a dupla lança agora “Loucas de Amor em Quadrinhos”, que além das HQs do trabalho anterior, trás mais 4 HQs inéditas que abordam temas relacionados ao primeiro Loucas…

Ao saber disso, a pessoa que não leu o primeiro livro pode ficar em dúvida se lê ou não este aqui, vai que o trabalho anterior contém informações cruciais para a compreensão das HQs aqui contidas.

Felizmente, não é o que ocorre. Os autores foram muito felizes em tratar as edições como dois produtos relacionados, mas não seriados.

O que lemos aqui são histórias em quadrinhos, ou quadrinhos reportagem, que abordam, sob diversos pontos de vista, o mesmo tema do trabalho anterior.

Há a história de uma mulher que se relaciona com um presidiário condenado a 140 anos por estupro; a descrição do autor sobre sua tentativa de aproximação com os “Jacks” (como são conhecidos os presos condenados por crimes sexuais); o relato de um rapaz inocente que passou 70 dias preso, acusado de estupro; o caso verídico de um estuprador anão e outros relatos mais.

Completa a edição uma HQ fictícia usada para apresentar a ficha de alguns dos mais famosos assassinos sexuais da história recente.

Essa diversidade na abordagem nos proporciona uma visão mais ampla do assunto.

Uma visão que assume a mesma sensibilidade com que Rodrigues aborda o tema. Aqui não há julgamentos ou falsos moralismos, apenas a vida como ela é: histórias reais de mulheres que largam tudo para viver um grande amor (na esperança de poderem mudar o comportamento de seus homens e se sentirem especial para alguém); homens vítimas de erros – intencionais ou não – judiciários; mulheres vítimas desses mesmos erros, que absolvem e não punem estupradores e espancadores; o contraste da vida dentro e fora dos presídios etc.

Um trabalho belíssimo.

Desde já, um dos fortes candidatos a álbum do ano!

Loucas de Amor em Quadrinhos
Autores: Gilmar Rodrigues (roteiro) & Fido Nesti (desenhos)
Editora Idéias a Granel
74 páginas
Data: Abril de 2010
R$ 18,00

Alexandre Manoelresenha hqbFido Nesti,Gilmar Rodrigues,HQB,Idéias a Granel,Loucas de Amor em Quadrinhos,resenhaO primeiro trabalho da dupla Gilmar Rodrigues e Fido Nesti, “Loucas de Amor – Mulheres que Amam Serial Killers e Criminosos Sexuais”, é um livro-reportagem que aborda exatamente o que o título sugere: o fascínio que assassinos e estupradores exercem sobre o sexo feminino. Para obter uma espécie de alívio...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe