lavagem-shiko-mino-3Quando era garoto em São Miguel Paulista ainda existiam alguns pequenos sítios nos arredores do bairro, alguns criavam porcos e quase todo dia no restaurante na esquina da rua onde morava tinha uma carroça parada com barris ou latões de onde escorria um líquido viscoso e malcheiroso. Até hoje quando me lembro da cena, o cheiro parece voltar e penetrar minhas narinas. O cheiro da lavagem.

Baseada em um curta-metragem homônimo dirigido pelo próprio Shiko e lançado em 2011 pelo coletivo indie de cinema Filmes a Granel, a HQ Lavagem foi lançada em abril pela editora Mino, e vai muito além de ser uma mera transposição entre mídias. O autor tem plena consciência de que se tratam de materiais diferentes, e o artista paraibano não nega. “O álbum tem diferenças. É um roteiro mais completo, digamos. Diferente do filme, no quadrinho eu tenho mais tempo para desenvolver melhor alguns elementos da trama e acrescentar outros”, explicou Shiko em uma entrevista.

lavagem-shiko-mino-1Conversando com um amigo mais bem informado das coisas dos quadrinhos do que eu, fiquei sabendo que “foi por histórias boas como essa, que o quadrinhista chamou a atenção do Mauricio de Sousa, e então foi convidado a desenhar a Graphic MSP “Piteco – Ingá”. E realmente, Lavagem é o tipo de trabalho que marca a carreira de qualquer artista, e o transforma em um nome conhecido e reconhecido.

A história se passa em algum lugar do norte ou nordeste do Brasil, um homem e uma mulher vivem isolados num barraco perto da praia. Ela, sem estudos e temente a Deus. Ele, endurecido pela vida. Os personagens são bens construídos, e o autor transmite a dura realidade dos mangues, e como as pessoas se transformam quando vivem em um ambiente não amigável e adverso.

Desde as primeiras páginas a tensão está no ar, assim como o fedor da criação de porcos. O quadrinhista explora muito bem o terror psicológico. A ida para a igreja da mulher é apenas uma fuga do violento e sujo homem que é seu marido. Sendo tão temerosa à Deus, a mulher não vê a hora de se entregar ao pecado e com a maré subindo, eles vão ficar ainda mais isolados. Mas uma estranha figura vai fazer uma visita e a violência vai explodir.

lavagem-shiko-minoO enredo da trama funciona muito bem devido a essa tensão crescente entre os personagens e como o autor sabiamente não entrega tudo para o leitor. São devaneios psicológicos, grunhidos suínos, os desejos da beata, a dúvida, que desde as primeiras páginas persegue o marido, o visitante que pode ser real ou não, um homem santo ou o próprio demônio!

Tudo isso com o belo traço de Shiko, que segue a tradição dos desenhistas brasileiros que sabem como contar uma história de terror. Trabalha o preto e branco para equilibrar a iluminação em cima dos seus traços hachurados e os bem aplicados tons de cinza. Seu traço é muito bem equilibrado com os momentos da história, que perpassa entre o suspense psicológico e o terror gore.

Outro destaque vai , claro, para a editora Mino. Esse belíssimo álbum em capa dura, que chegou à redação do Impulso HQ graças aos nossos parceiros da Comix Book Shop, também apresenta boa impressão em cima de papel pólen de boa gramatura. A editora cumpre o que prometeu quando surgiu no mercado editorial de quadrinhos, publicar quadrinhos autorais que possuam em comum uma personalidade marcante tanto de traço quanto de narrativa.

A editora Mino está botando prá quebrar com os quadrinhos dos desenhistas brasileiros.

Lavagem
Editora Mino
Autor: Shiko
72 páginas
28 x 19,5 cm
R$ 44,00

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/10/lavagem-shiko-mino-4.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/10/lavagem-shiko-mino-4-300x300.jpgFloreal Andraderesenha hqbLavagem,Mino,ShikoQuando era garoto em São Miguel Paulista ainda existiam alguns pequenos sítios nos arredores do bairro, alguns criavam porcos e quase todo dia no restaurante na esquina da rua onde morava tinha uma carroça parada com barris ou latões de onde escorria um líquido viscoso e malcheiroso. Até hoje...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe