Encontros entre super-heróis brasileiros geram grandes expectativas nos fãs e os gibis da Editora Júpiter II tem sido a casa para tais uniões. Depois de Raio Negro, criação do eterno e saudoso mestre Gedeone Malagola, é a vez do Lagarto Negro, de Gabriel Rocha, se juntar a Velta de Emir Ribeiro em uma grande aventura.

Na história intitulada Romance Proibido, Velta está tentando levar uma vida “normal” após os eventos mostrados em Velta 35 anos, mas uma urgência econômica a faz aceitar um serviço como detetive: encontrar a filha de um grande empresário no Rio de Janeiro. Na capital carioca, Velta se dirige a uma favela em busca da garota, uma mimada revolucionária apaixonada por um chefe do tráfico, e o Lagarto Negro toma parte da trama para colocar alguns bandidos a nocaute.

Mesmo com roteiro de seu criador, Gabriel Rocha, o Lagarto Negro é, de fato, um coadjuvante no roteiro, notoriamente influenciado pelo estilo de Emir Ribeiro. Na verdade, Emir acompanha de perto a produção e, ao finalizar o lápis do fanzineiro Abdon Soussy, o paraibano impõe seu desenho.

Embora infelizmente nem a vasta e respeitável experiência artística de Emir tenham inibido erros de anatomia e o excesso no emprego de retículas, a primeira história do gibi parece totalmente produzida por ele, o que deve agradar seus inúmeros fãs pelo Brasil.

A edição conta com um “extra” sobre o processo de concepção da HQ, mas o mesmo seria uma leitura muito mais interessante se tivesse sido usado para comentar elementos que, no fim das contas, não vingaram na versão final por motivos apenas os criadores conhecem.

A história seguinte, A Incógnita dos Sicários II, roteiro de Gabriel Rocha com arte excelente de Fabiano Ribeiro, Lagarto Negro está em ação contra uma gangue e conta com um informante, mas a situação foge ao controle e termina de forma trágica para o agente duplo.

São 9 páginas intensas, muito bem ilustradas, mas que levantam tanto a dúvida quanto a uma eventual parte I quanto o eventual desdobramento dos fatos mostrados aqui.

Lagarto Negro & Velta apresenta uma história que vem somar-se com perfeição ao universo e mitologia da personagem de Emir, enquanto a segunda trama “pertence” ao herói, ainda que pareça “faltar” algo – a bela ilustração de capa, na minha opinião, reforça isso.

Lagarto Negro & Velta
Editora: Júpiter II
Roteiros: Gabriel Rocha
Arte: Abdon Soussy e Fabiano Ribeiro
Miolo em preto e branco
28 páginas
R$ 3,00

Dennis Rodrigoresenha hqbAbdon Soussy,Emir Ribeiro,Fabiano Ribeiro,Gabriel Rocha,HQB,Júpiter II,Lagarto Negro,resenha,VeltaEncontros entre super-heróis brasileiros geram grandes expectativas nos fãs e os gibis da Editora Júpiter II tem sido a casa para tais uniões. Depois de Raio Negro, criação do eterno e saudoso mestre Gedeone Malagola, é a vez do Lagarto Negro, de Gabriel Rocha, se juntar a Velta de...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe