labirinto-saraiva-Ivan-Jaf-Rodrigo-RosaQuando eu era moleque havia coleção de tudo: tampinha de garrafa, maço de cigarros, gibis, álbuns de figurinhas, além dos tradicionais selos, cartão postal e moedas. Lembro também de um cara no trabalho que colecionava elásticos, que ele transformou numa imensa bola, só para ter o prazer um dia de abrir a janela e jogar do oitavo andar e ver o quanto ela pulava!

Pelo que me lembro, nenhum desses amigos foi tratado como biruta. Infelizmente, hoje em dia a coisa seria diferente, assim como aconteceu com Henrique e sua coleção de barbantes na HQ Labirinto, de Ivan Jaf e Rodrigo Rosa, que foi publicada pela editora Saraiva.

O álbum que faz parte da coleção HQ Saraiva, e é indicado para adolescentes a partir dos 11 anos, mas também é uma ótima leitura para os pais super-exagerados e desconfiados da imaginação de uma criança, que ao invés de incentivar tal atividade, acaba castrando uma fase de puro deleite e descobertas só para gerar adultos tristes e frustrados.

Exato, os pais de Henrique não entendem a “estranha” obsessão do garoto por barbantes e levados por essa preocupação, levam o pobre menino para um psicólogo que tenta desvendar o que está por trás dessa estranha coleção. “Estranha” (sim mais uma vez entre aspas) e inofensiva, diga-se de passagem.

A trama se desenvolve em uma viagem da família, onde Henrique perde sua gigantesca bola de barbantes no meio de uma floresta. Em sua busca, o menino passará por lugares e conhecerá pessoas e hábitos nada comuns como um lugar onde um parafuso é adorado como um Deus, uma tribo e a sua lança sagrada, um cientista que retira energia de formigas e uma aldeia e suas casas coloridas.

A garotada que curte quadrinhos vai se divertir com a louca caminhada de Henrique pelos labirintos da sua imaginação. Uma HQ com um roteiro leve de Ivan Jaf, apesar de se tratar de um assunto que poderia render outras ótimas histórias mais pesadas voltadas para outro público.

Só para terminar, esses dias na TV, alguém contou uma história real acontecida na Inglaterra (acho que na década de 30). Uma mãe, preocupada com a filha que era meio avoada, levou a menina ao médico e eles conversaram alguns minutos, saíram da ambiente e a deixaram sozinha e ficaram observando por uma janelinha na porta. Adivinhem? A garotinha começou a dançar.

Segundo o médico, a menina era normal e gostava de dançar e sugeriu que a inscrevessem numa escola de balé. Foi isso que a mãe fez e anos depois a menina virou uma das maiores coreografas do mundo.

O curioso é quem contava o fato disse “se fosse nos dias atuais, a menina teria como diagnóstico uma dessas doenças formadas por siglas e teria que tomar algum antidepressivo.”

Ela e Henrique tiveram um pouco mais de sorte na vida.

Labirinto
Editora Saraiva – Coleção HQ Saraiva
Roteiro: Ivan Jaf
Arte: Rodrigo Rosa
96 páginas
18 x 27 cm
R$ 49,00

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/09/labirinto-saraiva-Ivan-Jaf-Rodrigo-Rosa-1.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/09/labirinto-saraiva-Ivan-Jaf-Rodrigo-Rosa-1-300x300.jpgFloreal Andraderesenha hqbColeção HQ Saraiva,Ivan Jaf,Labirinto,Rodrigo Rosa,SaraivaQuando eu era moleque havia coleção de tudo: tampinha de garrafa, maço de cigarros, gibis, álbuns de figurinhas, além dos tradicionais selos, cartão postal e moedas. Lembro também de um cara no trabalho que colecionava elásticos, que ele transformou numa imensa bola, só para ter o prazer um dia...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe