La-Dansarina-Lillo-Parra-Jefferson-CostaNão lembro se é num ensaio de Stephen Jay Gould ou de Oliver Sacks que há o comentário sobre “os velhos e bons tempos”, uma época onde tudo era mais simples e a vida melhor. O autor explica o engano das pessoas e exemplifica com uma visita a um velho cemitério, lá vários túmulos de famílias que foram mortas pela Gripe Espanhola, a data entre uma morte e outra era de dias.

Forte candidata a ganhar como melhor história em quadrinhos de 2015, a graphic novel La Dansarina é uma história ficcional que se passada durante o surto de Gripe Espanhola de 1918, e marca o retorno da parceria da dupla Lillo Parra e Jefferson Costa, mesmos autores do álbum A Tempestade (Editora Nemo), vencedor do Troféu HQMIX.

La-Dansarina-Lillo-Parra-Jefferson-Costa-3Publicado pelo selo Quadro a Quadro, o álbum não chega como um dos favoritos de 2015 apenas por reunir novamente essa dupla ou por ter sido contemplado pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo, via ProAC, para a sua produção, e sim porque impressionou a todos que leram as suas páginas belamente ilustradas e muito bem escritas.

A história contada em La Dansarina se passa em flashes, ora passado, ora presente, mas sempre na mesma cidade, São Paulo, e o personagem também é o mesmo, só que Petro é uma criança, ou melhor, é um senhor de 104 anos que enfrenta a dura espera num hospital superlotado.

O protagonista então vai recordar o ano de 1918, quando a Gripe Espanhola se espalhou pelo mundo matando cerca de 40 milhões de pessoas. O pequeno Petro foi um sobrevivente, mas uma pessoa amada não, e ele vai enfrentar de tudo na jornada para levar ela para seu descanso final.

La-Dansarina-Lillo-Parra-Jefferson-Costa-2Marcelo Campos na apresentação do álbum diz da dolorosa caminhada do personagem:

“ ele vê beleza onde se poderia ver…outra coisa”

É essa a sensação que La Dansarina passa ao seu leitor. É um álbum belo, mas no fundo sabemos que nada daquilo é bonito. O sofrimento de Petro não é bonito, apesar do elegante traço de Jefferson (que consegue transmitir toda a movimentação dos personagens), no nosso âmago sofremos e sentimos imobilizados vendo o peso que o pequeno menino carrega, e nos emocionamos ao perceber que o mundo à sua volta não vai pegar leve com ele e que sua guia pode estar preparando o passo final da sua dança.

Uma das cenas mais tocantes que já vi no cinema foi num filme de terror: um xerife de uma pequena cidade tem sua esposa transformada em zumbi, ele mata a mulher e começa a enterrar seu corpo, uma multidão de mortos-vivos apareçe, mas não acontece à carnificina esperada, todos tocam o rosto da mulher e dizem “descanse em paz” (Os Mortos Vivos-1984).

La-Dansarina-Lillo-Parra-Jefferson-Costa-4La Dansarina tem esse poder. É comovente quando se espera o nauseabundo.

Particularmente a HQ me tocou ainda mais. A pequena capela de São Miguel Arcanjo no fim da aventura do pequeno Petro tem alguns significados pra mim. Nasci a 200 metros dela e era para eu ser batizado lá, mas fiquei muito doente e acharam que eu iria morrer. O batismo foi às pressas na Casa Paroquial.

Essa HQ também tem a força de marcar um período histórico real. Infelizmente, quase ninguém se lembra do tenebroso ano de 1974, quando um surto de meningite assolou o Brasil, a Ditadura encobriu o fato, as aulas foram suspensas por alguns dias, morreu muita gente. Tenho certeza que histórias parecidas com a de Petro também podem ter acontecido ali, e sei que há bons quadrinhistas para contar esses fatos.

Assim como Petro todos nós temos a nossa jornada, a nossa dança e quando vai terminar? Quem sabe?

La-Dansarina-Lillo-Parra-Jefferson-Costa-5Mas enquanto estamos por aqui, vamos aproveitar e que tal aproveitar lendo uma bacana historia em quadrinhos sobre o fim e o começo da vida.

La Dansarina, como me disse um amigo, um dos melhores trabalhos de 2015.

La Dansarina
Editora Quadro a Quadro
Roteiro: Lillo Parra
Arte: Jefferson Costa
Lombada quadrada
Colorido
20,5 x 27,5 cm
140 páginas
R$ 40,00

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2016/02/La-Dansarina-Lillo-Parra-Jefferson-Costa-1.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2016/02/La-Dansarina-Lillo-Parra-Jefferson-Costa-1-300x300.jpgFloreal Andraderesenha hqbJefferson Costa,La Dansarina,Lillo Parra,Quadro a QuadroNão lembro se é num ensaio de Stephen Jay Gould ou de Oliver Sacks que há o comentário sobre “os velhos e bons tempos”, uma época onde tudo era mais simples e a vida melhor. O autor explica o engano das pessoas e exemplifica com uma visita a um...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe