resenha_hqb_jubiaba

Mais uma publicação que segue o filão das adaptações literárias. Esta marca a estréia do selo “Quadrinhos na Cia”, a parte da editora Companhia das Letras dedicada às HQ.

Como não podia deixar de ser, em se tratando de Jorge Amado, a obra trata do bom baiano. Acompanhamos as desventuras de Antônio Balduíno, desde sua infância nas ruas de Salvador, passando por seu envolvimento com o boxe, as plantações de tabaco, a vida no circo, até chegar a seu trabalho como operário e o conseqüente desenvolvimento de sua visão política. Tudo, claro, recheado de suas conquistas amorosas.

O que fica da história é a dificuldade que os homens têm para acharem seu lugar, para se sentirem felizes e úteis com o que fazem…

A adaptação está bem feita. Spacca evitou ao máximo o uso de legendas – embora sejam inevitáveis, e até bem-vindas, em determinadas passagens. Percebe-se o cuidado do autor na seleção das partes adaptadas, principalmente porque não há buracos nem ligações forçadas na passagem de uma parte para a outra.

Pelo volume de trabalho que Spacca vem publicando nos últimos anos, me arrisco a dizer que passa pela sua melhor fase. Os desenhos estão soltos, agradáveis e bem humorados – em alguns momentos até parecem os negros de Portinari; as cores são muito bem trabalhadas e refletem exatamente o clima de cada cena; a diagramação é bem variada e a narrativa impecável nos brinda com momentos interessantíssimos, como a cena do velório na página 50.

A edição também é muito competente com espaço para os estudos preliminares da obra, o currículo dos autores, bibliografia e belas ilustrações nas 2ª e 3ª capas.

Só acho que o design da capa faz muita referência à xilogravura que o interior da obra não corresponde. Mas quando isso ocorre, exemplo da página 43, o resultado é belíssimo.

Jubiabá
Autor: Spacca
Editora: Companhia das Letras
Nº de páginas: 96
Data: Maio de 2009
R$ 33,00

Alexandre Manoelresenha hqbAntônio Balduíno,Companhia das Letras,Jorge Amado,Jubiabá,SpaccaMais uma publicação que segue o filão das adaptações literárias. Esta marca a estréia do selo “Quadrinhos na Cia”, a parte da editora Companhia das Letras dedicada às HQ. Como não podia deixar de ser, em se tratando de Jorge Amado, a obra trata do bom baiano. Acompanhamos as desventuras...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe