resenha_hqb_humor_em_quadrinhosuperherois

Este lançamento do grupo Nossa Visão é uma edição super-heroica em todos os sentidos:
Primeiro porque o grupo mantém uma oficina de quadrinhos no bairro do Itaim Paulista (distante bairro da cidade de São Paulo desprovido de atividades culturais – dentre outras privações).

Segundo porque é uma edição que comemora os 11(!) anos de atividade do grupo.
Por último, retoma o tema de sua 1ª publicação, lançada em 1998 – que obviamente tratava sobre super-heróis.

Tudo isso é muito bonito e coisa e tal, mas se a qualidade do material fosse ruim, todos os comentários acima não seriam dignos de serem mencionados, afinal ninguém quer saber das suas dificuldades e sim da qualidade do material que você produz.

E, felizmente, o grupo passa com sobra neste quesito! Mesmo sendo uma edição especial com histórias que giram em torno do universo dos super-heróis, os autores foram felizes – o termo correto seria “experientes” – em criarem histórias e situações divertidas que não exigem do público conhecimento sobre super-heróis para serem apreciadas.

E humor o grupo tem para dar e vender – mas preferem distribuir gratuitamente.

A primeira HQ, “A morte do Super Bem Intencionado” (de Fábio Amaro Santos) é a história de um vilão cujo maior sonho, desde a infância, é matar o herói Super Bem Intencionado. Na sequencia vem a HQ “Os Excelciors” (roteiro de Fernando dos Santos e arte de Denis Rosa), um novo grupo de super-heróis formado por Ligeiro, Homem-Palito-de-Fósforo, Justiceiro Vigilante Assassino, Fator-Flatu e o Triunfador – todos com poderes bizarros (como exemplo, cito o Homem-Palito-de-Fósforo que, para pegar fogo, tem que esfregar sua cabeça na parede).

Os estapafúrdios Ursinhos Coloridos, também presentes na primeira publicação do grupo, aparecem com 2 histórias: “Convenção de Super-Heróis” (de Fernando dos Santos) e “Super-Heróis de verdade” (roteiro de Fernando dos Santos e arte de Fábio Amaro Santos). Na primeira, eles vão a uma convenção pegar algumas dicas para ingressarem no oficio de herói, na outra, ainda na esperança de tornarem-se heróis, eles recorrem ao Super Bem Intencionado para treiná-los. Nas duas ocasiões, muita sátira aos uniformes, identidades secretas e outros aspectos mais intimamente relacionados com os super seres de colante.

“Brazuca Super Heroes” (de Fábio Amaro Santos) mostra os verdadeiros heróis de nossa nação: A Super Fashion, o Homem Impune e o The Super People, saídos dos mais legítimos ramos de nossa sociedade: a elite glamorosa, a classe política e a classe operária. Divertidíssima.
Finalizando, tem a HQ “Super-Poder” (roteiro de Fernando dos Santos e arte de Rogério Brandão), uma sátira aos personagens que adquirem poder através de elementos radioativos (não tentem fazer isso em casa!).

Claro que as histórias não se resumem a esses simples argumentos, cada uma apresenta diálogos, situações e desenhos que acrescentam mais humor e relevo às HQs.

Os únicos quesitos que não levam nota 10 são o papel de impressão – muito fino, a transparência acaba incomodando um pouco na leitura – e o espaço dedicado ao logo do patrocinador (no caso, o programa VAI da prefeitura de São Paulo) deveria ser mais destacado, afinal é quem viabiliza o excelente trabalho do grupo.

Nossa Visão é um daqueles raros casos de pessoas que – além de qualidade e perseverança – têm também a preocupação em propagar a linguagem dos quadrinhos, seja como oficineiros, professores, editores etc. dando oportunidades para a molecada se iniciar no meio e incentivando a leitura com a distribuição gratuita de seus trabalhos. Atitudes que, infelizmente, não são seguidas pela grande maioria das pessoas envolvidas com quadrinhos no país.

Mais outro motivo para classificar a edição como super-heroica.

Humor em quadrinhos: Uma edição super-heroica
Autores: Denis Rosa, Fernando dos Santos, Fábio Amaro Santos e Rogério Brandão.
Nº de páginas: 32
Data: Agosto de 2009
Preço: Distribuição e download gratuitos.
Contato: www.humoremquadrinhos.blogspot.com

Alexandre Manoelresenha hqbDenis Rosa,Fábio Amaro Santos,Fernando dos Santos,HQB,Humor em Quadrinhos,resenha,Rogério Brandão,VAIEste lançamento do grupo Nossa Visão é uma edição super-heroica em todos os sentidos: Primeiro porque o grupo mantém uma oficina de quadrinhos no bairro do Itaim Paulista (distante bairro da cidade de São Paulo desprovido de atividades culturais – dentre outras privações). Segundo porque é uma edição que comemora os...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe