Histórias do Clube da Esquina resgata um pouco da história desse movimento cultural mineiro encabeçado por Milton Nascimento e os irmãos Borges (Marilton, Márcio e Lô) no início dos anos 1960.

As primeiras páginas da edição assustam, principalmente pelo tamanho das legendas e quantidade de textos. Mas é uma passagem necessária, que apresenta o contexto político e cultural do país na época e como se deu o encontro entre os artistas que formariam o Clube.

A partir daí, felizmente, Laudo se concentra em apresentar ao leitor passagens curiosas e situações engraçadas pelos quais passaram alguns músicos do Clube ou o momento que gerou a criação de uma letra ou melodia.

E isso deixa a leitura mais saborosa, não somente para os fãs, mas também para os leitores em geral, que procuram por histórias diferentes e interessantes, a exemplo da HQ que mostra como Dona Maricota, mãe do clã Borges, dava cobertura aos filhos e amigos quando o pessoal da rua reclamava do bando de garotos tocando violão na esquina e a polícia aparecia, lá ia Dona Maricota varrer a calçada para entreter os guardas até os garotos se esconderem. Outra passagem interessante é a HQ que retrata quando Lô Borges e Beto Guedes foram apresentados como mulheres no 1º Festival estudantil da canção, no início dos anos 1970. Há outras passagens bacanas, mas cabe ao leitor descobri-las.

Laudo vai alterando essas passagens com entrevistas e depoimentos dos próprios artistas – o que aproxima a obra das reportagens em quadrinhos (o autor, inclusive, se utiliza daquele Plano Próximo tão característico do enquadramento que a MTV costuma usar em suas entrevistas e documentários).

O único senão é que em nenhuma parte da edição é avisado ao leitor que nem todas as histórias são inéditas – algumas já foram publicadas no site do museu dedicado ao Clube. Por isso, as pessoas mais desatentas podem estranhar os cortes secos e a mudança de temas e histórias de uma página para outra.

Histórias do Clube da Esquina
Autores: Laudo Ferreira & Omar Viñole
Editora Devir
48 páginas
Data: Agosto de 2011
R$ 19,50

Alexandre Manoelresenha hqbeditora Devir,Histórias do Clu,Laudo Ferreira,OmarHistórias do Clube da Esquina resgata um pouco da história desse movimento cultural mineiro encabeçado por Milton Nascimento e os irmãos Borges (Marilton, Márcio e Lô) no início dos anos 1960. As primeiras páginas da edição assustam, principalmente pelo tamanho das legendas e quantidade de textos. Mas é uma passagem...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe