Não se deixe enganar pelo logotipo arredondado e pelo estilo meio cartum dos desenhos. Fiapo e La Peña é uma HQ noir com doses de violência dignas de Sin City e Dick Trace.

Fiapo é um garoto de rua que conhece o grandalhão La Peña em um dos inúmeros becos da cidade e, juntos, eles passam a solucionar alguns casos no subúrbio que a policia não consegue ou não tem interesse em resolver (mas a publicação não deixa claro se La Peña é um detetive ou apenas um transeunte fazendo boas ações).

A edição é composta de 6 HQs curtas que retratam os lugares mais obscuros que uma cidade pode criar e abordam temas como prostituição, seqüestro, assassinato, aliciamento de menor, tráfico de drogas e outros assuntos recorrentes no submundo.

Em meio a isso, surpreende e se destaca uma singela história de amor que nasce entre duas pessoas de famílias rivais (no tráfico). Curiosamente é a HQ que apresenta as cenas mais fortes.

Danilo Fonseca, autor da obra, domina a luz & sombra exatamente como necessita o estilo, tem uma saudável variação de câmera, uma boa composição de cenários e sabe valorizar sua arte com poucos e grandes quadros por página. Seu estilo mais cartum de desenho acaba criando um interessante contraponto a todo o restante do material.

Sua narrativa segue um estilo mais clássico e prioriza a ação, por isso não tem receio em utilizar legendas para pular as partes mais calmas das histórias.

Verdade que seu trabalho apresenta algumas inconsistências (como na parte em que as pessoas acreditam que uma mulher cometeu suicídio, mas o desenho a retrata com um tiro na barriga e numa cena de tiroteiro que é assistida por Fiapo, mas ele encontra-se numa posição em que fatalmente seria atingido), mas nada que tire o sabor da leitura.

Fiapo e La Peña é uma HQ que merece ser lida, sobretudo pelos amantes das HQs noir.

Fiapo e La Peña
Autor: Danilo Fonseca
Devir
56 páginas
Data: Novembro de 2010
R$ 19,90

Alexandre Manoelresenha hqbDanilo Fonseca,Devir,Fiapo e La Peña,HQB,resenhaNão se deixe enganar pelo logotipo arredondado e pelo estilo meio cartum dos desenhos. Fiapo e La Peña é uma HQ noir com doses de violência dignas de Sin City e Dick Trace. Fiapo é um garoto de rua que conhece o grandalhão La Peña em um dos inúmeros becos...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe