Verdade seja dita: são raras as publicações que conseguem reunir bons roteiristas e bons desenhistas.

Por isso é muito bem-vinda essa republicação que a Devir faz de Fawcett, lançada originalmente em 2000, escrita por André Diniz e desenhada pelo grande Flavio Colin (falecido em 2002).

A obra se baseia na real história do aventureiro inglês Percy Harrison Fawcett que, em busca da lendária El Dorado (cidade que muitos exploradores acreditavam conter riquezas incalculáveis), embrenhou-se em companhia de seu filho nas selvas mato-grossenses e nunca mais foi visto.
A HQ explora o que teria acontecido nessa viagem, começando pela estranha e verídica história de Fawcett e seu filho Jack (que quando nasceu recebeu a visita de monges budistas que traziam para o pai do menino a profecia de que seu filho era a reencarnação de um espírito luminoso, que seria dado como desaparecido durante uma época e que ressurgiria como a semente de uma nova civilização), passando pelos infortúnios da expedição na selva, o contado com índios hostis, o enigmático final de Fawcett e encerrando a edição com a transcrição de uma emocionante carta de Nina, a esposa do aventureiro inglês.

A publicação reforça o fato de André Diniz ser um dos grandes roteiristas da HQ nacional – sempre atento aos acontecimentos reais que passam despercebidos pela maioria das pessoas, mas que geram histórias interessantes, afinal a realidade é sempre muito mais absurda e mais fantástica que a imaginação.

De quebra, tem um ar nostálgico por resgatar uma época de grandes descobertas e expedições, uma época onde a aventura fazia parte do cotidiano das pessoas (hoje relegada aos poucos livros que conseguimos ler no horário de almoço de nossas tediosas jornadas de trabalho).

A inconfundível arte de Colin dispensa apresentações, restando-nos apenas apreciar uma de suas últimas obras, notando como o mestre sentia-se bem em registrar temas e histórias originárias em nosso país.

Fawcett
Autores: André Diniz (roteiro) & Flavio Colin (arte)
Devir
56 páginas
Data: Outubro de 2010
R$ 13,50

Alexandre Manoelresenha hqbAndré Diniz,Devir,Fawcett,Flavio Colin,HQB,resenhaVerdade seja dita: são raras as publicações que conseguem reunir bons roteiristas e bons desenhistas. Por isso é muito bem-vinda essa republicação que a Devir faz de Fawcett, lançada originalmente em 2000, escrita por André Diniz e desenhada pelo grande Flavio Colin (falecido em 2002). A obra se baseia na real...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe