eu-sou-um-pastor-alemao-murilo-martinsOs quadrinhos independentes brasileiros são os que mais inovam, tanto pelos roteiros e acabamentos gráficos. São bacanas de ler e presentear os amigos que gostam de ler. “Eu sou um Pastor Alemão”, de Murilo Martins é um belo exemplo do que estou falando. Ótimo para dar de presente para um bom amigo, principalmente se ele gostar de cães.

Em minha casa moraram dois: Barão e Átila. Eram dois brincalhões. Metiam medo na vizinhança, mas eram adorados pela molecada da vila. Em sua HQ, Murilo Martins intercala a história do personagem principal, um cão pastor de ovelhas, com informações sobre a raça Pastor Alemão. Um misto de comédia e informação.

Comédia, pois o pastor das ovelhas é um cão que leva seu trabalho muito a sério, e agora tem que lidar com uma ovelha negra que questiona sua autoridade e como todo insurgente, tem o poder de “prejudicar” todo o rebanho.

eu-sou-um-pastor-alemao-murilo-martins-2Mas a ovelha negra não é o único problema do nosso cão. O lobo, do qual incluiu na sua dieta diária uma quantidade grande de carne de ovelha, e está determinado a manter os seus ataques e cessar de vez a rotina do zeloso pastor.

Sim, os momentos mais engraçados são os que envolvem a ovelha negra dentro do rebanho, que sempre tira uma casquinha do cão nos três atos que formam a história desse autor premiado. Para quem não lembra, Murilo é o responsável por Love Hurts, e recebeu o prêmio Angelo Agostini de melhor lançamento independente em 2012. Confira a nossa entrevista com Murilo sobre Love Hurts, clicando aqui.

E assim como Love Hurts, Murilo Martins faz o design das suas páginas serem um grande atrativo. Quadros amplos, geralmente um por página, com um visual limpo e simples (o que não significa simplista), cores e retículas bem selecionadas criando um cenário que vai ao encontro com proposta da HQ, que de quebra traz com charme final a costura da lombada aparente.

eu-sou-um-pastor-alemao-murilo-martins-3Vale lembrar também que a obra foi originalmente escrita em inglês e lançada de forma independente na Toronto Comics Arts Festival no Canadá em 2013, e agora em 2015 ganhou uma versão nacional inaugurando o selo PólenHQ da editora Pólen Livros.

A HQ de Murilo Martins me lembrou dos desenhos animados de Chuck Jones por três motivos: reinventar velhas histórias, seu traço bem moderno e um final surpresa.

Francamente.. não esperem que eu irei aqui revelar o final. Ou você acha que eu serei a “ovelha negra”? Ficou curioso? Então faça o que eu recomendei logo no primeiro parágrafo: dê a HQ de presente para um bom amigo, e aproveite e leia antes!

Recomendado.

Eu sou um Pastor Alemão
PólenHQ
Autor: Murilo Martins (texto e arte)
80 páginas
19,0 x 14,5 cm
R$ 24,90

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/09/eu-sou-um-pastor-alemao-murilo-martins-1.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/09/eu-sou-um-pastor-alemao-murilo-martins-1-300x300.jpgFloreal Andraderesenha hqbEu Sou um Pastor Alemão,Murilo Martins,PólenHQOs quadrinhos independentes brasileiros são os que mais inovam, tanto pelos roteiros e acabamentos gráficos. São bacanas de ler e presentear os amigos que gostam de ler. “Eu sou um Pastor Alemão”, de Murilo Martins é um belo exemplo do que estou falando. Ótimo para dar de presente para...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe