Lançada em outubro de 2012 pela Balão Editorial, Escola de Animais de Leandro Robles como o próprio nome já diz, se passa em uma escola aonde os alunos protagonistas são todos bichos que vão as aulas para aprender, e é claro, se divertir.

Os quadrinhos de Robles conduzem o leitor direto para os corredores dessa escola frequentada por animais de várias espécies, mas que tem algo em comum: eles vivem situações divertidas, inusitadas e irônicas. O interessante é que toda a idiossincrasia de uma instituição de ensino para adolescentes de verdade foi traduzida de maneira bem humorada em mais de 60 páginas de tiras protagonizadas pela bicharada.

Sim, é uma publicação voltada ao público infantil, afinal, essa edição reúne a produção do quadrinhista entre 2003 e 2009 das tiras que foram publicadas originalmente na Folhinha, suplemento infantil do jornal Folha de S.Paulo.

Como atrativo a mais, o álbum também traz algumas tiras inéditas que foram produzidas para o jornal, mas que não foram publicadas na época, e ainda apresenta cartuns produzidos especialmente para o álbum, que vale lembrar, é a primeira HQ da Balão Editorial produzida totalmente em cores.

Robles é cartunista e durante 6 anos se destacou na abordagem infantil com as tiras publicadas na Folhinha, mas as origens e inspirações de seus trabalhos remetem aos tempos de faculdade segundo a apresentação da edição compilada pela Balão Editorial – que conta ainda com um fino prefácio assinado por Fernando “Níquel Náusea” Gonsales.

Para quem não está lembrado, Leandro Robles é o autor do Macaco Albino, que ganhou vida inicialmente na internet com tirinhas que abordava a filosofia de maneira cômica e depois ganhou dois especiais impressos independentemente (leia as resenhas aqui e aqui). Com esse personagem, em 2007 o trabalho de Robles foi indicado ao Troféu HQMIX na categoria melhor site de quadrinhos e melhor site de autor.

Escola de Animais desfruta de um formato aprazível, colorização competente e texto bem corrigido. Robles mais uma vez demonstra que tem talento para escrever situações protagonizadas por animais antropomorfizados, e não é de se espantar se você identificar nas páginas alguns amigos seus da escola como o “Dogueiro” malandro Sapo, a girafa Rafa, o coala Coal, as ovelhinhas (estilo “Maria-vai-com-as-outras”), a professora Oxítona, o pinguim Pingo, a cabra Cabrolina e Chump, o chupa-cabra.

Embora reúna tiras publicadas entre 2003 e 2009, a versão impressa conserva o frescor da novidade, tem completo potencial para divertir, encantar, atrair e entreter jovens e novos leitores.

Risadas garantidas!

Escola de Animais

Editora: Balão Editorial
Autor: Leandro Robles
Colorida
18,5 x 19 cm
64 páginas
R$ 40,00

Dennis Rodrigoresenha hqbBalão Editorial,Escola de Animais,Leandro RoblesLançada em outubro de 2012 pela Balão Editorial, Escola de Animais de Leandro Robles como o próprio nome já diz, se passa em uma escola aonde os alunos protagonistas são todos bichos que vão as aulas para aprender, e é claro, se divertir. Os quadrinhos de Robles conduzem o leitor...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe