resenha_hqb_entrequadros

Entrequadros é uma revista que compila alguns trabalhos de Mário César: duas HQs românticas, uma HQ de humor e algumas tiras.

A primeira HQ, “A mais bonita”, é inspirada numa música homônima de Chico Buarque e narra os momentos que antecedem um encontro entre a Morte e o anjo Gabriel, nos quais Morte vai a um salão de beleza para ficar mais atraente aos olhos do seu amado.

A segunda HQ, “Maria Tereza”, baseada num conto homônimo de Reginaldo Minas, também é sobre as expectativas que antecedem um encontro. Mas aqui o foco narrativo varia entre o homem (que apresenta suas observações do ônibus no qual viaja) e a mulher (que apresenta um pouco da história do relacionamento entre os dois).

Pela sensibilidade com que tratam as expectativas de encontros, principalmente as expectativas femininas, considero essas primeiras HQs os destaques da edição.

O trabalho seguinte, “Mundocão, A epopéia do glorioso X-Pancadog!”, começa bem divertida e promissora. Narra a história de Pedro Parque, um cachorro cujo único super-poder é a regeneração. Então, não importa quantos dentes ou partes do corpo os grandalhões da rua ou da escola arranquem dele, passado algum tempo está novinho em folha.

Como disse, a HQ começa bem promissora, mas desanda com o desenrolar dos fatos: a constante, e desnecessária, referência a X-men e a perigosa alusão às cotas raciais adotadas pelas universidades federais. Claro que o trabalho é uma sátira a algumas questões de nossa sociedade e sátiras costumam pegar pesado com essas questões, mas é possível que essas alusões desagradem alguns leitores. A HQ fica focada nessa e em outras questões menos divertidas e deixa de lado o super poder do personagem, que poderia render bons frutos.

A edição finaliza com divertidas tiras que abordam questões como Deus, Morte e Arte.

A arte contem muitos tons de cinza e, embora o autor se saia melhor nos traços mais cartunescos do que na anatomia, os desenhos são competentes. Infelizmente a impressão não deixou os traços 100% pretos.

A variedade de temas dá a sensação de que o autor não pensou muito na linha editorial, apenas quis fazer uma edição compilando seus trabalhos.

No próprio editorial Mário César diz não saber qual gênero a revista tratará em edições futuras, e isso é uma faca de dois gumes: se por um lado a diversidade de estilos e temas pode trazer um público maior e variado, pode também afastá-lo, se o público optar por revistas com temáticas mais específicas e totalmente dedicadas a um único gênero.

Escolha o caminho que escolher, resta-nos torcer para que Mário César continue a evoluir e apresentar ao público trabalhos interessantes, como mostrou aqui ter potencial para isso.

Entrequadros
Autor: Mário César.
Revista Independente
32 páginas
Data: Junho de 2009
R$ 5,00
Contato: www.masquemario.net

Alexandre Manoelresenha hqbEntrequadros,masquemario,Mário CésarEntrequadros é uma revista que compila alguns trabalhos de Mário César: duas HQs românticas, uma HQ de humor e algumas tiras. A primeira HQ, “A mais bonita”, é inspirada numa música homônima de Chico Buarque e narra os momentos que antecedem um encontro entre a Morte e o anjo Gabriel,...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe