A primeira edição de EntreQuadros serviu apenas para reunir algumas HQs de Mário César num mesmo título. O segundo número foi onde o autor encontrou a verdadeira vocação da revista. Agora, esta terceira edição, convenientemente intitulada Círculo Completo, marca o amadurecimento artístico do autor – que tem no currículo trabalhos publicados na revista Front e na Nanquim Descartável.

E é justamente a revista independente Nanquim Descartável o melhor titulo para situar o leitor por onde caminha o estilo de HQ presente em EntreQuadros. Circulo Completo segue uma linha mais cotidiana onde os pequenos momentos da vida são mais saborosos e importantes, cuja narrativa se baseia quase que completamente na força dos diálogos (algo mais ou menos na linha de filmes como Antes do amanhecer).

Na trama, o psicólogo Freuderico marca um encontro com Karina, uma garota que ele conheceu pela internet. O personagem encontra-se um pouco nervoso, já que seu último relacionamento terminou há mais de dois anos. Mas estaria ele preparado para um novo amor?

Enquanto tenta controlar o misto de ansiedade e nervosismo natural do primeiro encontro, Freuderico conversa com Karina sobre as peculiaridades e tristezas de sua última história de amor.

A partir daí a trama envereda-se por diálogos com uma boa dose de melancolia, palavras de incentivos e alguns pensamentos interessantes sobre a vida e como aproveitá-la ao máximo enquanto conhecemos um pouco mais sobre o passado de Freuderico e sua última paixão.

E a HQ caminharia assim, como mais um titulo focado no poético e cotidiano, com toda a prolixidade características do gênero, se não fosse a inserção de uma passagem fantástica (e até engraçada, para dizer a verdade) envolvendo a morte e a vida que algumas pessoas acreditam haver depois dela.

E essa inserção surpreende o leitor, diferencia o título de quase tudo o que se tem feito por ai no mesmo gênero e faz com que a história fique em nossa memória mesmo algum tempo depois de tê-la lido.

A arte de Mário César continua com seus tradicionais traços grossos e sua competente variação de câmera. Desta vez, a HQ é impressa em preto e tons de verde.

É um trabalho que foge, e muito, do lugar comum e fala sobre a vida, a morte e o amor que transpassa tudo isso.

EntreQuadros – Circulo Completo
Autor: Mário César
Balão Editorial
88 páginas
Data: Outubro de 2011
R$ 25,00

Alexandre Manoelresenha hqbBalão Editorial,Entrequadros,HQB,Mário César,resenhaA primeira edição de EntreQuadros serviu apenas para reunir algumas HQs de Mário César num mesmo título. O segundo número foi onde o autor encontrou a verdadeira vocação da revista. Agora, esta terceira edição, convenientemente intitulada Círculo Completo, marca o amadurecimento artístico do autor – que tem no currículo...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe