Sete dias. Apenas sete dias e você conhecerá Deus. Mas, espere. Não imagine que você já o conheça, pelo menos, não da maneira em que Ele se apresenta em “Deus, essa gostosa”, pois o Todo Poderoso pode usar formas que não estão registradas nos livros sagrados.

Calma! Lançado em junho de 2012 pela Quadrinhos na Cia., a graphic novel de Rafael Campos Rocha está muito além de ser uma mera provocação, e sim uma reflexão refinada sobre nós mesmos e os tabus que envolvem Deus, religião e sexo.

Por coincidência ou não, lendo “Deus, essa gostosa” a música não parava de vir à tona era “My Sweet Lord” de George Harrison e a estrofe se repetia: “I really want to see you | Really want to be with you | Really want to see you lord | But it takes so long, my lord”. Rafael em seu texto e com suas imagens nos coloca justamente esse contexto. Deus não se esconde de sua criação, e o Todo Poderoso não é aquele velho e sério senhor de barbas brancas.

O autor mudou esse paradigma e nos traz uma história quase toda ambientada no Brasil, mas precisamente no Rio de Janeiro, onde Deus é uma mulata, dona de uma sex shop, tem um namorado fixo, adora cerveja e futebol e é amigo de Satanás. E mais uma vez lembramos: em momento algum Rafael blasfema ou ridiculariza qualquer religião, e sim nos leva a um questionamento de como Deus pode ser grandioso.

Aliás, as melhores passagens estão justamente na onipresença e onisciência de Deus. São sete dias em que visualizamos as vantagens que Ele tem ao saber o que seus filhos desejam, principalmente quando se é dono de uma sex shop. O negócio pode ser muito lucrativo.

Deus se comporta de maneira tão humana que fica evidente como fomos criados a sua imagem e semelhança. O Todo Poderoso tem vontades, desejos, gostos musicais (fique atento as camisetas de Deus) e até pode ficar maravilhado com as suas próprias criações. Tudo isso é colocado de maneira tão natural que é difícil durante a leitura as situações pelas quais Ele passa causarem estranheza.

A ambientação e a proposta de Rafael são tão coerentes que um dos melhores capítulos, com certeza, é o papo de bar entre Deus e Satanás. Além de diálogos inteligentes o autor “brinca” com questões tão profundas sobre as crenças, que as reflexões aqui vão desde “o que é realmente sagrado?” (seria uma porção de pastel de camarão algo divino?), até “nos apegamos a frases criadas por qual motivo?” (Deus realmente madruga?).

Toda em preto e branco e com bastante traçado, lembrando um pouco em algumas páginas o estilo de Robert Crumb no desenho (mas com as proporções anatômicas corretas), Rafael Campos Rocha em algumas sequencias consegue transmitir toda a grandeza divina e em certas passagens lembra também as HQs fantástico-filosóficas que propõem por meio de um único desenho criar toda uma narrativa de reflexão sobre o nosso próprio ser. Talvez i estilo do desenho não agrade a todos, mas convenhamos, nem o criador do universo agrada!

Se Deus é brasileiro, com certeza gosta de futebol, e aqui não é diferente. Outra sequencia que merece destaque tanto pelo contexto como pelo encontro dos personagens é quando o Todo Poderoso se reúne com dois nada convencionais amigos para assistir uma partida de futebol. Além de ter uma leveza e uma graça delicada, a cena finaliza com um dos pensamentos mais interessante de Deus sobre nós.

“Deus, essa gostosa” é uma das melhores HQs nacionais de 2012 e sem dúvida uma das mais originais. Vale a pena ler e descobrir pela perspectiva de Rafael Campos Rocha, que ser onipresente e onisciente nos permite ter uma visão de mundo diferenciada e que até o mais trivial pode ser divino e que o desejo é uma benção de Deus.

Imperdível!

Deus, essa gostosa
Quadrinhos na Cia.
Rafael Campos Rocha
19 x 27 cm
88 páginas
R$ 33,00

Renato Lebeauresenha hqbDeus essa gostosa,HQB,Quadrinhos na Cia,Rafael Campos Rocha,resenhaSete dias. Apenas sete dias e você conhecerá Deus. Mas, espere. Não imagine que você já o conheça, pelo menos, não da maneira em que Ele se apresenta em “Deus, essa gostosa”, pois o Todo Poderoso pode usar formas que não estão registradas nos livros sagrados. Calma! Lançado em junho...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe