Demônios é a adaptação para os quadrinhos do único conto fantástico do escritor naturalista Aluísio Azevedo.

Na obra, o narrador descobre que, ao acordar de um sono profundo, a noite tornou-se eterna e todas as pessoas ao seu redor morreram repentinamente. Desesperado, ele parte em busca de sua noiva para saber se ela teve o mesmo fim misterioso.

O conto é narrado em primeira pessoa e praticamente não possui diálogos, apenas as descrições da reação do personagem. E isso seria algo complicado para se adaptar aos quadrinhos – afinal seria muito complexo transmitir os pensamentos do personagem em ações mudas e a obra original ficaria descaracterizada se a adaptação fosse repleta de diálogos (principalmente porque um dos aspectos mais marcantes na história é a solidão do personagem).

Como se não bastassem esses obstáculos, uma HQ que apenas mostrasse com desenhos o que o texto diz, seria extremamente monótona.

Guazzelli então, sabiamente, optou por aproveitar trechos do texto original, contidos em legendas ao longo de toda a edição, para apresentar a história e utilizou sua arte para criar a atmosfera na qual a narrativa se desenvolve.

Assim, as cores do trabalho vão escurecendo conforme o conto vai se tornando mais obscuro e agonizante, e os traços vão adquirindo ares quase psicodélicos quando a ficção envereda por caminhos ainda mais absurdos e fantásticos.

Por tudo isso, a HQ nos propicia uma leitura diferente onde a sensação é mais valorizada do que a história em si, que por sinal, é bem bacana.

Demônios em quadrinhos
Autor: Eloar Guazzelli
Editora: Peirópolis
56 páginas
Data: Setembro de 2010
RS 35,00

Alexandre Manoelresenha hqbAluísio Azevedo,Demônios em Quadrinhos,Eloar Guazzelli,HQB,Peirópolis,resenhaDemônios é a adaptação para os quadrinhos do único conto fantástico do escritor naturalista Aluísio Azevedo. Na obra, o narrador descobre que, ao acordar de um sono profundo, a noite tornou-se eterna e todas as pessoas ao seu redor morreram repentinamente. Desesperado, ele parte em busca de sua noiva para...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe