Após ler Ciranda Coraci, publicado ano passado pela editora NEMO, me lembrei de uma frase muito conhecida da grande escritora Cecília Meireles que acredito expressar tudo o que representa este livro:

“Não é só a história que importa é a maneira de contá-la”.

Ciranda Coraci nos apresenta um mundo onde a imaginação e realidade se misturam. A publicação é ideal para aquelas pessoas que ainda não perderam o espírito infantil. Quem por exemplo não se recorda das histórias contadas pelos avós?

Este livro resgata valores antigos que infelizmente têm sido deixados para trás. Acho muito importante este resgate de origens que se passa na história, principalmente por se tratar do ponto de vista dos indígenas que são e fazem parte de nossa etnia.

O roteiro de Wellington Srbek transcreve de uma maneira prazerosa um resgate a infância. Toda a narração acontece de forma natural e se transforma em oralidade com suas figuras de linguagem encantadora.

O destaque da edição vai para a arte vetorial de Will. O ilustrador soube se expressar com tamanha habilidade e desenvoltura que permite que qualquer criança logo de cara tenha interesse em ler e conhecer as lendas que contam as histórias sobre Coraci, o Sol, e Jaci, a Lua.

Vale lembrar o quanto é importante esse contato com a literatura e o hábito de contar histórias para estimular as crianças. Todo educador sabe que faz parte do desenvolvimento infantil pegar um livro e ler, mesmo para os mais pequeninos que ainda não sabem ler. Isso desperta a curiosidade através das imagens e auxilia o despertar da criança que está em um momento lúdico e intuitivo.

Achei muito interessante também o fato de se resgatar uma lenda tão fantástica que fala da criação do universo. Mostrar para as crianças as outras maneiras de se contar uma mesma história é importante para o desenvolvimento no sentido de conhecer culturalmente, que na maioria das vezes hoje se perde para os games e a para a TV.

Ciranda Coraci é recomendado a educadores e também aos pais e avós que ainda preservam o hábito de contar histórias e que valorizam as origens.

Ciranda Coraci
Editora NEMO
Roteiro: Wellington Srbek
Arte: Will
20 x 28cm
24 páginas
R$ 19,00

Thina Curtisresenha hqbCiranda Coraci,HQB,Nemo,resenha,Wellington Srbek,WillApós ler Ciranda Coraci, publicado ano passado pela editora NEMO, me lembrei de uma frase muito conhecida da grande escritora Cecília Meireles que acredito expressar tudo o que representa este livro: 'Não é só a história que importa é a maneira de contá-la'. Ciranda Coraci nos apresenta um mundo onde a...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe