A primeira página da HQ, com três pistoleiros cavalgando sobre uma pilha de crânios, impressiona e promete uma história repleta de ação.

Felizmente, a edição não decepciona: Carcará narra a luta de dois fazendeiros por posses de terras em meio ao sertão nordestino, dominado por bandos de cangaceiros – do qual o bando de Carcará é o mais temido.

Como é possível notar pelo mote, não há tréguas nem escapatória. A HQ é repleta de tiroteios, seja entre os capangas do coronel Emerenciano contra os capangas do coronel Ananias, seja a polícia contra os cangaceiros ou todos eles juntos e misturados, cada um defendendo seus interesses.

Para quem gosta de ação e violência, a HQ é um prato cheio com direito a tiros à queima roupa, chacinas, cabeças empaladas, alusão a estupro etc. Tudo envolto em muito ódio, ambições e desejo de vingança.

A arte segue o auto contraste estilo Frank Miller, só que mais detalhado e com maiores áreas claras, que combina perfeitamente com a temática da obra e a ambientação da história.

De quebra, o autor ainda encontra espaço para apresentar e explicar ao leitor alguns aspectos da cultura nordestina, como o Bumba-meu-boi.

Há tempos eu não tinha a oportunidade de ler um trabalho tão violento e que representasse tão bem, e infelizmente, os males sobre os quais nossa sociedade foi construída.

É… parece que o cangaço voltou com força total aos nossos quadrinhos. Desde já, um dos destaques do ano.

Carcará
Autor: Aloísio de Castro
Editora BOOHQ
96 páginas
Data: Agosto de 2011
R$ 33,00

Alexandre Manoelresenha hqbAloísio de Castro,Carcará,Editora BOOHQ,HQB,resenhaA primeira página da HQ, com três pistoleiros cavalgando sobre uma pilha de crânios, impressiona e promete uma história repleta de ação. Felizmente, a edição não decepciona: Carcará narra a luta de dois fazendeiros por posses de terras em meio ao sertão nordestino, dominado por bandos de cangaceiros – do...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe