“O viajante era um cara que ficava viajando de um lugar para outro
Sem parar
Até que um dia começou a viajar
De um lugar para dentro daquele mesmo lugar”
Negro blues, Jorge Mautner

“Cadernos de Viagem – Anotações e Experiências do Psiconauta”, trabalho mais recente de Laudo Ferreira lançado pela Devir Livraria em novembro de 2016 traz experiências do artista misturadas a situações ficcionais com autobiográficas, ou como diz André Diniz em seu prefácio, o personagem é o Laudo e não é.

“Cadernos de Viagem” mostra vários momentos da vida do personagem Miguel (que não é o Laudo) e traz como momento marcante alguns acontecimentos da sua infância que são carregadas pelo resto da sua vida. A infância, a maturidade, a crise profissional e pessoal levam o personagem a buscar respostas em práticas espirituais.

Miguel se torna um psiconauta, termo que significa “navegador da mente”, uma pessoa que usa estados alterados da consciência para encontrar respostas para questões espirituais e pessoais. Miguel recorre à Ayuhasca, e a partir destes princípios, por meio de práticas xamânicas, Miguel consegue viajar até encontrar o seu próprio “eu”.

Miguel faz uma viagem pela sua vida, desde a infância até a vida adulta, com direito a uma conversa com o velho Miguel. Eles terão muito o que falar, relembrar lembranças dolorosas e outras nem tanto, como o boneco que ele sempre desejou e não ganhou. A oposição do severo pai que não queria um filho artista. Seu envolvimento com drogas, o encontro com a arte.

Voltar à infância e passear pelo futuro possibilita Miguel a entender algumas situações que parecem tão insignificantes, mas o afetam no presente. O acompanhamos em vários momentos, como o encontro com a companheira de sua vida, os conselhos de um grande amigo, que arruma um trabalho temporário, mas que vai mudar a vida de Miguel para sempre. Toda viagem a figura paterna de Miguel está presente e também a busca pelo seu entendimento, ou até mesmo, aceitação.

A obra foi uma das selecionadas no ProAC de 2015, e além de Laudo, que assina o roteiro e desenhos, conta também com as cores de Omar Viñole, uma parceria que, se não me engano, dura a quase duas décadas e sempre proporcionou excelentes publicações para o quadrinho nacional. O traço de Laudo e as cores de Omar sempre combinam.

A ator Steve Martin escreveu uma comédia que me fez lembrar muito da obra de Laudo. Quase no final, os personagens estão cheios de problemas e a mãe do personagem de Martin diz mais ou menos isso:

“A vida da gente é como um passeio na montanha russa, dá medo algumas vezes, você fica alegre em certos momentos, sente um frio na barriga, pensa que vai morrer, isso tudo na companhia de um bocado de gente, no final foi legal curtir essa pequena viagem, e você que falou que nunca mais iria entrar nesse brinquedo, volta de novo”.

Para terminar, dia desses fui encontrar um amigo que conhece o Laudo há muito tempo e que mora numa cidade vizinha. Passando em frente de um bazar de usados, me deparei com um dos brinquedos que faziam parte daquele que o personagem Miguel achou que iria ganhar de presente, comprei e mostrei para esse amigo em comum e disse que estava pensando na resenha de Caderno de Viagem. Como resposta, ele me disse que é assim mesmo, as forças do universo atuando para que você possa concluir sua resenha.

Essa viagem não tem fim.

Cadernos de Viagem
Editora Devir
Roteiro e Arte: Laudo Ferreira
Cores: Omar Viñole
Acabamento: Brochura
Colorido
76 páginas
17 x 26 cm
R$ 34,90

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2017/06/cadernos-de-viagem-devir-laudo-5.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2017/06/cadernos-de-viagem-devir-laudo-5-150x150.jpgFloreal Andraderesenha hqbCadernos de Viagem,Devir,Laudo Ferreira,Omar Viñole“O viajante era um cara que ficava viajando de um lugar para outro Sem parar Até que um dia começou a viajar De um lugar para dentro daquele mesmo lugar” Negro blues, Jorge Mautner “Cadernos de Viagem – Anotações e Experiências do Psiconauta”, trabalho mais recente de Laudo Ferreira lançado pela...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe