cabaret_capa

Cabaret, é o último número da trilogia sobre sexo, drogas e rock’ n’ roll, escrita e desenhada a seis mãos por Eduardo Medeiros, Mateus Santolouco e Rafael Albuquerque.

Apresenta as mesmas qualidades das edições anteriores (intituladas Power Trio e Overdose): a variação de tempo e foco narrativo, os inícios de capítulos com letras de músicas de bandas e a ótima qualidade gráfica (boa impressão, papel de qualidade, bons desenhos e finalização impecável, desta vez em tons de marrom).

Mas, apresenta um defeito: a história de alguns personagens não conclui neste número. Na verdade, apenas a narrativa focada no mendigo (que apareceu sempre nas últimas páginas de cada edição do projeto) conclui de maneira como as narrativas clássicas devem concluir: com um final que satisfaça toda a curiosidade do leitor, gerada e sustentada ao longo da trama.

Outras histórias, como a do rock star Hudson e do Fredinho têm final aberto e nos deixa com algumas dúvidas – mas nada que tire o sabor da trama.

Já outras narrativas, como a do traficante Edu (que se livrava do corpo de um cineasta morto em sua casa na penúltima edição) e dos personagens presos – Guto e Sidnei – simplesmente não são mencionadas.

É possível que haja uma continuação para essas narrativas, vide o encarte no meio da edição que nos apresenta um preview do próximo trabalho do trio, Edu Em Apuros, que envolve alguns personagens desta trilogia. Mas, mesmo assim, por ser esta a última edição do projeto, as narrativas deveriam concluir todas aqui – senão, corre o risco de se tornar igual aquelas sagas estilo DC nas quais o leitor tem que comprar uns cinco títulos diferentes para saber como as coisas acabam de fato.

Outra coisa: para quê narrar diversas histórias ao mesmo tempo e não concluir a maioria delas?

Esta edição também se aprofunda um pouco mais no relacionamento conturbado de Napa e sua parceira, mas, novamente, nada que seja concluído. Por falar em relacionamentos, é curioso, e porque não dizer, verossímil, num roteiro sobre sexo, drogas e rock’ n’ roll, o amor e a paixão serem os causadores dos maiores transtornos para os personagens!

No final das contas, apesar de concluir sem concluir, a edição é bacana e o projeto foi bem interessante – valendo até duas indicações ao troféu HQMIX nas categorias “projeto editorial de 2008” e “publicação mix de 2008” com o primeiro número da trilogia, Power Trio – e teve um bom retorno de público (vide o esgotamento da primeira edição nas bancas do coletivo 4º Mundo e na livraria HQMIX e o esgotamento das três edições no site do trio).

Cabaret
Autores: Eduardo Medeiros, Mateus Santolouco e Rafael Albuquerque (roteiros e desenhos).
Revista independente
Nº de páginas: 32
Data: Junho de 2009
Preço: R$ 5,00
Contato: www.mondourbano.com

Alexandre Manoelresenha hqbcabaret,Eduardo Medeiros,Mateus Santolouco,Overdose,ower Trio,Rafael AlbuquerqueCabaret, é o último número da trilogia sobre sexo, drogas e rock’ n’ roll, escrita e desenhada a seis mãos por Eduardo Medeiros, Mateus Santolouco e Rafael Albuquerque. Apresenta as mesmas qualidades das edições anteriores (intituladas Power Trio e Overdose): a variação de tempo e foco narrativo, os inícios de...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe