Breganejo Blues é um conto (e não uma HQ) de Bruno Azevêdo que narra a história da dupla sertaneja Adaiton & Adhaylton que, para alavancar as vendas de seus CDs, resolve simular a morte de Adhaylton.

Tudo corria bem até que o suposto morto, após uma cirurgia para troca de sexo, começa a planejar um retorno à carreira artística, agora com o nome Ada Hylton, e envia um cartão de seu show para sua antiga esposa – com quem mantinha um casamento de fachada, afinal sempre fora homossexual.

Desconfiada, a esposa Lúcia contrata um detetive particular para saber se de fato seu “marido” esta morto ou foi apenas um grande golpe de marketing.

A trama é contada sob o ponto de vista do detetive, um “cabra macho” (para usar um termo nordestino, local onde se passa a história) que projeta em Tex a figura do macho clássico e que, curiosamente, é especializado em casos de infidelidade (de corno, como ele costuma dizer) e cujo escritório é um taxi.

A narrativa de Azevêdo alterna a cada capítulo entre a dupla sertaneja e o dia a dia do detetive; é repleta de divagações do detetive; tem cortes de tempo muito grandes (algumas até confundem o leitor) e se utiliza de trechos de HQs do Tex (que servem apenas para mostrar o fascínio que o detetive tem pelo cowboy mais famoso dos quadrinhos) e de propagandas reais que eram publicadas em revistas dos anos 1970.

A diagramação, com seus textos blocados e centralizados, que às vezes ocupam quase todo o espaço das páginas e às vezes deixam grandes espaços vazios, acrescenta ainda mais significado à narrativa.

Embora tenha algumas passagens de ação e um final surpreendente, este não é o gênero do conto, tampouco os mistérios das aventuras detetivescas. Breganejo Blues é um trabalho divertido que faz uma sátira às duplas sertanejas, aos cantores bregas e a todo o universo que os cercam (como os programas de televisão e as revistas de fofoca).

Breganejo Blues
Autor: Bruno Azevêdo
Editora: Pitomba
130 páginas
Data: Outubro de 2009
R$ 15,00
Contato: [email protected]

Alexandre Manoelresenha hqbBreganejo Blues,Bruno Azevêdo,HQB,Pitomba,resenhaBreganejo Blues é um conto (e não uma HQ) de Bruno Azevêdo que narra a história da dupla sertaneja Adaiton & Adhaylton que, para alavancar as vendas de seus CDs, resolve simular a morte de Adhaylton. Tudo corria bem até que o suposto morto, após uma cirurgia para troca de...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe