Bando de dois, eleito recentemente pela crítica como a melhor HQ lançada no Brasil em 2010, é uma publicação que retoma o tema do cangaço nos quadrinhos.

Na trama, dois cangaceiros (Tinhoso e Caveira di Boi) partem em busca de vingança depois que, numa emboscada, seu bando foi dizimado pelas tropas policiais. Eles devem alcançar os soldados para recuperarem as cabeças de seus parceiros, que foram decepadas e estão a caminho da capital (a história não cita nenhum estado) para serem exibidas como troféu.

Por ser o cangaço uma espécie de bangue bangue brasileiro, Beyruth utiliza as principais características do gênero originário do velho oeste, como a ambientação árida, tiroteio em trens, gente caindo do telhado da igreja etc.

O autor insere também uma pitadinha de fantástico na obra, como o fato dos cangaceiros do bando aparecerem para Tinhoso, depois de mortos, pedindo a ele que os ajudem a descansar em paz (para quem não esta ligando o nome a pessoa, Beyruth também é o autor de Necronauta, um anti-herói cuja missão é levar a alma dos mortos para sua morada final).

É uma aventura empolgante como a muito não se via por essas bandas. No melhor estilo Tex, com muitos tiros e explosões.

A narrativa é bem cinematográfica e o autor usa um recurso interessante para representar a passagem do tempo, o nascer e o por do sol, e explora muito bem as possibilidades que o ambiente oferece à trama.

De quebra, apresenta a religiosidade e o linguajar do povo nordestino e faz uma homenagem a uma famosa personagem dos quadrinhos cujas histórias se passavam na mesma região (fiquem de olho nos símbolos gráficos de dor para notarem do que estou falando).

A edição termina com a convicção de que esse universo pode render ainda muitas boas histórias e de que Beyruth é atualmente um dos grandes autores nacionais.

Bando de dois
Autor: Danilo Beyruth
Editora: Zarabatana
96 páginas
Data: Setembro de 2010
RS 36,00

Alexandre Manoelresenha hqbBando de Dois,Danilo Beyruth,HQB,resenha,ZarabatanaBando de dois, eleito recentemente pela crítica como a melhor HQ lançada no Brasil em 2010, é uma publicação que retoma o tema do cangaço nos quadrinhos. Na trama, dois cangaceiros (Tinhoso e Caveira di Boi) partem em busca de vingança depois que, numa emboscada, seu bando foi dizimado pelas...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe