aurora-felipe-folgosiSérgio Augusto foi o primeiro jornalista que teve uma coluna a respeito de quadrinhos no Brasil, e falando dos seus heróis ele disse que o último desses foi o Capitão Marvel, aos nove ou dez anos. Sempre vejo que para algumas pessoas da minha geração e, principalmente, das novas, a admiração pelos superpoderosos só aumenta. Felipe Folgosi é desses que curtiam quadrinhos desde criança e cultua a leitura deles até hoje.

Não, você não está associando erroneamente o nome ao jovem ator que foi galã dos anos noventa em novelas da “Vênus Platinada”. Para surpresa de muitos, Felipe em outubro do ano passado lançou uma novela gráfica de ficção científica que foi financiada coletivamente por meio de uma campanha no Catarse.

aurora-felipe-folgosi-2Surpresa ainda foi saber que Felipe, que cresceu e estudou roteiro fora do país, levou dez anos entre a ideia original e o lançamento da sua primeira novela gráfica de ficção científica, Aurora. Nascida como roteiro de um longa para o cinema, Aurora foi parar nas páginas dos quadrinhos somente depois de um longo período dedicado as pesquisas detalhadas.

Todo esse repertório científico é encontrado nas páginas da trama, mas fique tranquilo, você não precisa ser um PhD em astrofísica e partículas cósmicas para entender a HQ. Essas informações foram bem dosadas, e em alguns momentos até didáticas.

Felipe usa alguns clichês. Rafael, pescador de origem Portuguesa, está a bordo do Providência nas aguas do Atlântico Norte quando as notícias de um estranho fenômeno que se aproxima daquela região são transmitidas. Sua esposa liga para o pesqueiro só que já é tarde, pois ele é atingido pela tempestade cósmica. Como consequência, Rafael deixa de ser um simples humano.

aurora-felipe-folgosi-5Sou da opinião que clichês não são ruins desde que apresentados de maneira diferentes. Com os seus poderes sobre-humanos, Rafael é perseguido por uma organização secreta, na mesma linha do filme Starman, de John Carpenter. Porém, em Aurora é possível reconhecer alguns toques de religião e filosofia e também encontrei ecos do “Incrível Homem que Encolheu”, filme de 1957 com direção de Jack Arnold.

Nesse ponto Felipe faz bom uso dos clichês trazendo um ponto de vista seu levando o leitor para o embate de ideias. A “evolução natural” de Rafael o fez ser um ser superior, mas o fez ser perseguido pelo governo americano. Não seria essa uma analogia a como reagimos ao diferente nos dias de hoje? Será que estamos preparados para um novo salto evolutivo da humanidade?

Infelizmente a sociedade é resistente a mudanças. Felipe coloca no seu projeto não só essa visão política, como une a sua paixão pelos clássicos dos super-heróis. Você pode ter várias camadas de leituras. A do puro entretenimento, com perseguições de sociedades secretas que buscam a iluminação (e quem não busca), ou esse espelho social, que infelizmente, vive embaçado por uma névoa nada cósmica.

aurora-felipe-folgosi-4O projeto foi realizado em parceria com o Instituto dos Quadrinhos e apresenta uma bela capa de Klebs Junior e desenhos de Leno Carvalho e finalizados por Nelson Pereira, ou seja, uma equipe que já está há um bom tempo no mercado de quadrinhos e sabe o que faz.

Confesso que eu ainda consegui ler HQs de homens com superpoderes até os doze ou treze anos, depois meu interesse foi voltado para o humor, à sátira e quejandos. Quando surgiram as novelas gráficas nos anos 80, ainda li algumas, mas já não havia a mesma graça de antes. Aurora de Felipe Folgosi foi até um frescor para um leitor das antigas como eu.

Aurora, a primeira novela gráfica de Felipe Folgosi, é uma HQ para quem nunca parou de sonhar com um herói vindo das estrelas ou com poderes dados a um homem comum vindos do mesmo lugar. Leitura simples, mas uma experiência que pode se transformar em algo muito maior.

Aurora
Editora Instituto HQ
Criação e Roteiro: Felipe Folgosi
Capa: Klebs Junior
Desenhos: Leno Carvalho
Arte final: Nelson Pereira
Cores: Stefani Rennee, Márcio Manyz, Thiago Ribeiro, Rodrigo Fernandes, Carlos Lopez e Marcio Freire
Letras e diagramação: Flavio Soares
Acabamento: brochura
104 páginas
17 x 26 cm
R$ 39,90

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2016/07/aurora-felipe-folgosi-6.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2016/07/aurora-felipe-folgosi-6-300x300.jpgFloreal Andraderesenha hqbAurora,Carlos Lopez,Felipe Folgosi,Flávio Soares,Instituto HQ,Klebs Júnior,Leno Carvalho,Marcio Freire,Márcio Manyz,Nelson Pereira,Rodrigo Fernandes,Stefani Rennee,Thiago RibeiroSérgio Augusto foi o primeiro jornalista que teve uma coluna a respeito de quadrinhos no Brasil, e falando dos seus heróis ele disse que o último desses foi o Capitão Marvel, aos nove ou dez anos. Sempre vejo que para algumas pessoas da minha geração e, principalmente, das novas,...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe