Ato 5 é uma história escrita por André Diniz e desenhada por José Aguiar que retrata um triângulo amoroso vivido à época da ditadura militar.

Juan, ator da Cia. Vanguarda tem uma forte amizade com Lorena, também integrante da companhia teatral, que é apaixonada por Gabriel, o diretor do grupo, que após se isolar num sítio distante para fugir da perseguição da ditadura, passa a desenvolver atitudes violentas com todos, principalmente com Lorena, que busca na amizade de Juan um consolo para esse e outros sofrimentos mais.

Ao longo da edição, a narrativa vai viajando no tempo sucessivas vezes para contar essas relações sob o ponto de vista de Juan. Do meio para o fim da revista, a história é recontada sob a visão de Lorena.

Embora os personagens sejam atores atuantes na época da ditadura, a HQ não foca muito a profissão deles e nem as ações repressivas dos militares, mas evidentemente são elementos que permeiam todo o clima da narrativa.

No final das contas, é uma singela história sobre superação, amizade, amor, as sequelas e cicatrizes dos anos de chumbo.

Para quem já conhece a arte de Aguiar sabe que o moço é extremamente competente. Mesmo assim, e correndo o risco de ser redundante, fique atento ao primoroso trabalho de expressão corporal que ele faz com os personagens – o grande destaque da edição.

Ato 5
Autores: André Diniz (roteiro) & José Aguiar (desenhos)
Revista Independente
28 páginas
Data: Outubro de 2009
R$ 5,00

Alexandre Manoelresenha hqbAndré Diniz,ato 5,Ditadura,ditadura militar,HQB,José Aguiar,resenhaAto 5 é uma história escrita por André Diniz e desenhada por José Aguiar que retrata um triângulo amoroso vivido à época da ditadura militar. Juan, ator da Cia. Vanguarda tem uma forte amizade com Lorena, também integrante da companhia teatral, que é apaixonada por Gabriel, o diretor do grupo,...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe