Atelier, o mais recente trabalho de Fábio Moon & Gabriel Bá, nasce como uma estratégia interessante e, desde já, um exemplo para todos aqueles que almejam trabalhar narrando e desenhando suas próprias histórias: uma publicação a ser usada como apresentação do trabalho da dupla em convenções mundo afora – e quem conhece a postura deles, sabe que os rapazes participam de tudo quanto é evento, de quadrinhos ou não.

Até ai nada de inovador, afinal qualquer trabalho pronto serve como divulgação dos autores envolvidos nele. Mas o bacana aqui é a preocupação que os gêmeos tiveram em fazer uma edição plurilíngüe (em português, inglês, espanhol e francês) economizando assim em impressão – já que a mesma tiragem pode ser vendida tanto aqui quanto em diversos países da Europa, em praticamente todos os países do continente americano e em muitos outros lugares mais.

O único senão da estratégia pode ser seu conteúdo. Uma vez que o objetivo, segundo o editorial da obra, é apresentar o universo da dupla para novos leitores, talvez fosse mais interessante apresentar uma história completa, com começo, meio e fim.

Não é o que temos aqui. Bá & Moon optaram por apresentar aspectos de seu trabalho, como a competência técnica, a união entre eles, a forte carga poética que acompanha suas narrações, algumas de suas influências, um pouco de seu processo criativo e algumas de suas preocupações na hora de narrar as histórias.

Por outro lado, temos que admitir que até com um assunto praticamente batido, como um material para divulgação, os caras conseguem fugir do lugar comum e apresentam algo bem diferente, uma vez que, enquanto todos esperavam uma história mais tradicional, eles nos brindam com pequenos fragmentos de suas trajetórias.

E embora isso possa decepcionar ou confundir o leitor mais voltado para narrativas tradicionais (aquelas com começo, meio e fim), certamente fará muito sentido para o leitor mais interessado na estrutura das HQs.

Não é a toa que eles chegaram onde estão. Não tenho dúvidas que esse material alcançará uma boa repercussão e certamente aumentará ainda mais o número de seus leitores espalhados pelo globo.

Atelier
Autores: Fábio Moon & Gabriel Bá
Revista Independente
40 páginas
Data: Novembro de 2010
R$ 5,00

Alexandre Manoelresenha hqbAtelier,Fábio Moon,Gabriel Bá,HQB,resenhaAtelier, o mais recente trabalho de Fábio Moon & Gabriel Bá, nasce como uma estratégia interessante e, desde já, um exemplo para todos aqueles que almejam trabalhar narrando e desenhando suas próprias histórias: uma publicação a ser usada como apresentação do trabalho da dupla em convenções mundo afora –...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe