“posso recomendar um livro, uma pintura, uma canção ou uma poesia, mas não sei explicar o amor…”, Charlie Brown.

Nicolas não sabe a fria em que vai se meter ao contratar Rafaela para ser cuidadora de sua mãe. É assim que eu começo o meu texto sobre a HQ “Aos Cuidados de Rafaela”, projeto realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Programa de Ação Cultural 2012, e que foi publicado em 2014 pela editora Zarabatana Books.

Nessa comédia de erros, que mistura sexo e tragédia, os personagens são o grande ponto principal. O desejo reprimido e suas consequências trazem um retrato pouco visto atualmente nos quadrinhos nacionais, e como muito bem é comparado, achamos um equivalente somente nos textos de Nelson Rodrigues.

Logo, grande parte do mérito é de Marcelo Saravá, o roteirista que é mais conhecido pelo seu trabalho na internet com tirinhas de humor sobre relacionamentos apenas com balões, nos surpreende em “Aos Cuidados de Rafaela”, com excelentes diálogos em um roteiro que traz personagens bem construídos e sem obviedades que nos tiram o prazer da leitura.

Não dá para negar que o álbum saiu do lugar comum e não foi à toa que ele foi indicado ao Troféu HQMIX na época nas categorias Edição Especial Nacional, Melhor Roteiro e Novo Talento Desenhista. Aliás, falando em arte, o traço de Marco Oliveira não é nada realista e segue uma composição inquietante de formas e proporções. Seu traço, por vezes simplificado, aliado as cores bem escolhidas, ambientam a história de modo que o leitor se sinta mais interessado a cada virada de página.

Nem preciso dizer que este livro é aconselhável para adultos. Digna de ser comparada aos textos de Nelson Rodrigues seria óbvio dizer que há uma relação sufocante que piora e chega a limites drásticos. É Nicolas, aos poucos Rafaela vai tomando conta da casa e de seu coração.

Mas antes que siga adiante você deve estar se perguntando quem é Nicolas e Rafaela. A moça é contratada para cuidar da mãe do rapaz, a Dona Aurélia, uma antiga cantora que sempre implica com as novas cuidadoras e por isso, elas ficam pouco tempo no emprego.

Claro que isso muda quando um dia uma garota com piercing, tatuagens e sem papas na língua aparece na porta. Por um sentimentalismo nostálgico Dona Aurélia passa a gostar de Rafaela e as coisas parecem melhorar na vida de Nicolas e a relação que começou com indiferença vai virar algo doentio e trágico.

Outro destaque para o roteiro de Saravá são as tramas paralelas: um japonês que passa a perseguir o médico e amigo de Nicolas, Cabral, um canalha com diploma e consultório, Tânia uma advogada e irmã de Nicolas que sempre está quebrando os galhos do irmão. Todos esses elementos ajudam a criar um cenário crível e realista. São protagonista complexos e que alimentam ainda mais o imaginário do leitor.

Fatalmente, Nicolas vai se apaixonar por Rafaela e quando sua mãe morre sofre um pequeno acidente com resultados mórbidos, Nicolas arma um plano com a ajuda de Cabral, e finge estar doente para manter Rafaela em casa, assim, ele terá a atenção da moça dia e noite.

Mas como já disse alguém “mesmo os melhores planos armados pelos homens e pelos ratos tendem a desmoronar”.
Apaixonado e submisso Nicolas cai na própria armadilha e Rafaela aproveita os seus sentimentos para sair do quarto de empregada para dominar outros ambientes, abusando da relação chegando a levar até os seus amantes. Daí começa a tragédia de Nicolas.

Em tempo, soube que a HQ vai virar filme e a adaptação ficará a cargo da Spray Filmes, com direção de Fernando Sanches. Saravá e Oliveira ficarão responsáveis pelo roteiro do projeto que ainda não há previsão de lançamento.
Leia “Aos Cuidados de Rafaela” e sinta como seria um conto em quadrinhos de Nelson Rodrigues se ele fosse um quadrinhista. Ainda bem que temos Marcelo Saravá e Marco Oliveira.

Aos Cuidados de Rafaela
Zarabatana Books
Roteiro: Marcelo Saravá
Arte: Marco Oliveira
Acabamento: Brochura
Colorido
144 páginas
19 x 24 cm
R$ 46,00

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2017/06/aos-cuidados-de-rafaela-5.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2017/06/aos-cuidados-de-rafaela-5-150x150.jpgFloreal Andraderesenha hqbAos Cuidados de Rafaela,Marcelo Saravá,Marco Oliveira,Zarabatana“posso recomendar um livro, uma pintura, uma canção ou uma poesia, mas não sei explicar o amor...”, Charlie Brown. Nicolas não sabe a fria em que vai se meter ao contratar Rafaela para ser cuidadora de sua mãe. É assim que eu começo o meu texto sobre a HQ “Aos...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe