A chave do universo – as nove máscaras e o eneagrama é o primeiro projeto, dentre todos os selecionados pelo edital ProAC Quadrinhos 2010, a ser publicado.

A autoria é de Alexandre Montandon, que há mais de 17 anos é editor da Qualidade em Quadrinhos, empresa que atua no ramo de quadrinhos institucionais.

E toda sua experiência nessa área acabou influenciando, e muito, esta publicação que em momento algum consegue se desvincular do didatismo característico da vertente dos quadrinhos com a qual o autor esta acostumado a lidar.

A “história” contida no livro usa como pretexto uma escola, localizada em algum ponto impreciso do universo, na qual seus alunos estudam um pouco sobre o que é ser um humano e suas personalidades.

A partir desse ponto, o professor apresenta o Eneagrama, um símbolo muito antigo cujas nove pontas representam (entre outras associações possíveis) as nove personalidades humanas.

Daí em diante, a edição parece mais um livro de auto-ajuda do que uma história em quadrinhos de fato, incluindo fichas com as principais características dos nove tipos e como as pessoas de cada tipo são antes e depois de estarem em sintonia consigas mesmas e com o universo (o objetivo do crescimento pessoal, do auto-conhecimento).

Se você procura por uma boa história, passe bem longe desta aqui. O autor não usa narrativas e personagens cotidianos para chegar a seu objetivo que é demonstrar o uso do eneagrama na busca por conhecimento e crescimento pessoal. Ao contrário, todas as passagens, personagens e diálogos são postos para transmitir ao leitor da forma mais direta, rápida e didática possível o conhecimento do autor em relação ao assunto.

Por isso, não seria estranho ver o livro na seção de auto-ajuda de uma livraria e não na de quadrinhos. A história é quase inexistente.

Por outro lado, se você busca auto-conhecimento, aperfeiçoamento pessoal ou interessa-se em conhecer novas filosofias e textos sobre a personalidade humana a edição cai muito bem, principalmente pelo seu didatismo em nos apresentar o eneagrama – incluindo sua constituição e o simbolismo de suas partes.

Neste segundo caso, a edição cumpre seu papel ao apresentar a um público novo, ainda que apenas de forma introdutória, a filosofia e aplicação do eneagrama. E, mesmo com toda a questão levantada em relação à história propriamente dita, acaba se destacando das demais HQs por acrescentar ainda mais assuntos à linguagem dos quadrinhos.

Um trabalho altamente indicado para aqueles que buscam ser uma pessoa melhor, que procuram o auto-conhecimento.

A chave do universo – as nove máscaras e o eneagrama
Autor: Alexandre Montandon
Editora BOOHQ
64 páginas
Data: Junho de 2011
R$ 39,90

Alexandre Manoelresenha hqbA Chave do Universo,Alexandre Montandon,BooHQA chave do universo – as nove máscaras e o eneagrama é o primeiro projeto, dentre todos os selecionados pelo edital ProAC Quadrinhos 2010, a ser publicado. A autoria é de Alexandre Montandon, que há mais de 17 anos é editor da Qualidade em Quadrinhos, empresa que atua no ramo...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe