A cachoeira de Paulo Afonso é um poema presente na obra Os Escravos, escrita por Castro Alves e publicada em 1876, que ganha agora uma adaptação em quadrinhos feita por André Diniz.

A obra narra as angústias da escrava Maria que, depois de passar por uma situação de grande sofrimento, resolve se matar na cachoeira Paulo Afonso – um conjunto de quedas d’água do rio São Francisco, na Bahia – no último momento, Lucas, também escravo, aparece para tentar convencê-la a não cometer tal ato.

No decorrer da narrativa, o poema adquire contornos épicos e revela ser uma emocionante história de tristeza e amor, escancarando alguns dos infortúnios pelos quais passavam os escravos no decorrer de suas vidas – características sempre presentes no trabalho de Castro Alves, que ficou conhecido como “O poeta dos escravos”. Sem esquecer de mencionar a surpreendente passagem fantástica do poema, no melhor estilo Allan Poe, quando Lucas conversa com seu próprio eco.

Nesse sentido, ponto para André Diniz, por resgatar uma obra de tal qualidade e torná-la acessível às novas gerações, mesmo a HQ mantendo o linguajar com o qual o poema foi escrito em meados do século XIX.

Diniz consegue essa façanha ao enxugar o texto, deixando apenas o essencial para o entendimento da trama e, claro, com a presença de seus belos desenhos que apresentam temas e padrões inspirados na arte africana. Interessante que, em certa passagem ao narrar o passado dos personagens, o traço de Diniz muito se assemelha à xilogravura.

Além dos traços, a diagramação arejada e o uso de tons de cinza para diferenciar figura e fundo compõem diversas páginas de encher os olhos.

Um trabalho emocionante que certamente comoverá todos os leitores que derem uma oportunidade à obra.

Parabéns a André Diniz por repaginar a obra e disponibilizá-la a um novo público, que tem a oportunidade de conferir o trabalho de dois grandes artistas brasileiros: o poeta e o quadrinista.

A cachoeira de Paulo Afonso
Autor: Andre Diniz
Editora Pallas
64 páginas
Data: Setembro de 2011
R$ 30,00

Alexandre Manoelresenha hqbA Cachoeira de Paulo Afonso,André Diniz,HQB,Pallas editora,resenhaA cachoeira de Paulo Afonso é um poema presente na obra Os Escravos, escrita por Castro Alves e publicada em 1876, que ganha agora uma adaptação em quadrinhos feita por André Diniz. A obra narra as angústias da escrava Maria que, depois de passar por uma situação de grande sofrimento,...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe