9mm

9mm apresenta uma HQ de Lily, uma garota ucraniana que adquiriu força sobre humana ao ficar exposta à radiação que atingiu a cidade de Chernobyl (e muitos outros lugares da Europa) no fatídico acidente nuclear no dia 26 de abril de 1986.
Já adulta, para dar uma finalidade útil a sua enorme força física, Lily resolveu entrar para a polícia. Tempos depois, ao perceber que poderia se tornar uma grande heroína, ela resolve seguir carreira solo, como detetive.

Nesta história ela é contratada para encontrar uma garota que fugiu de casa, mas tudo não passa de uma armadilha de seus inimigos para derrotá-la.

O roteiro é só isso, bem simples e fraco. Por ser uma HQ de poucas páginas, a história acontece muito rápida, sem uma apresentação mais marcante dos personagens: ninguém sabe nada sobre o vilão: o que ele faz, porque faz e como faz. Só aparece ele tentando matar a heroína da história por motivos que o leitor não descobre. A própria história de Lily é apresentada numa página separada da HQ.

Para o gênero de super herói, o roteiro apresenta poucas páginas de ação, mas estas são muito bacanas: Lily sabe que é muito atraente e utiliza toda sua sensualidade para derrotar seus inimigos, o traje que ela usa é o maior exemplo disso. E o sangue que jorra do corpo dos personagens é proporcional à força do golpe que recebem – algo raro nas HQs do gênero.

O destaque fica mesmo com os desenhos de Célio Cardoso que tem um traço maravilhoso e enquadramentos que realçam a sensualidade da heroína, abusando, inclusive, de um bendito vento que sempre levanta a saia dela (embora o autor não apresente a mesma dedicação com os personagens masculinos que ficaram com traços meio duros). Vale a pena, depois de ler a HQ, dar uma conferida no blog de Célio (divulgado na revista). Bacana também o modo como as legendas foram usadas para censurar as partes íntimas da personagem.

Também destaco o trabalho do coletivo NHQ, que publica HQs virtuais desde 2008. Vale a pena dar uma olhada no site do grupo, lá há muitas opções de HQs para download gratuito e com lançamentos todos os meses!

Mas, mesmo sendo virtuais, os títulos ainda carecem de periodicidade para criarem um público cativo. Senti falta de um expediente nas publicações do grupo informando data, autores, previsão de próximos números e até mais informações do coletivo.

Embora a edição cumpra seu objetivo de entreter, para o próximo número de 9mm, aguardo uma apresentação e criação de personagens mais consistentes. E uma revisão, porque nesta edição esqueceram de colocar espaço entre as vírgulas e as palavras que as seguem.

9mm
Autor: Célio Cardoso
Editora: NHQ
Nº de páginas: 13
Data: Setembro de 2009
Preço: Download gratuito
Contato: http://www.nhq.com.br/

Renato Lebeauresenha hqb9mm,Célio Cardoso,HQB,NHQ,resenha9mm apresenta uma HQ de Lily, uma garota ucraniana que adquiriu força sobre humana ao ficar exposta à radiação que atingiu a cidade de Chernobyl (e muitos outros lugares da Europa) no fatídico acidente nuclear no dia 26 de abril de 1986. Já adulta, para dar uma finalidade útil a...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe