3°-MUNDO-Marginal-Comics-Ibu-Junior-Robert-YoQuando eu morava na Zona Leste de São Paulo, num domingo fui assistir a um filme no Museu na Vila Mariana, era de graça, mas tinha que preencher uma ficha com nome e endereço, quando apresentei na portaria, o funcionário me disse: “você vem de São Miguel Paulista para ver um filme? É muito longe, eu não faria uma coisa dessas!”

Lembro até hoje da sensação. Parecia que eu estava cometendo um crime, só por sair de um bairro pobre para usufruir um pouco de cultura. Enfim, acho que o que aquele funcionário não entendia (espero que hoje ele entenda) é que somos motivados por aquilo que consideramos belo, interessante, instigante. A nossa motivação pode ser uma árvore, um livro, um filme, ou até mesmo uma chuva de meteoros.

É exatamente disso que se trata a HQ independente 3 º Mundo, com roteiro de Ibu Junior, e desenhos, cores e letras de Robert Yo. Três garotos da quebrada chamada “Terceiro Mundo” vão de bicicleta até o centro da cidade para assistir uma chuva de meteoros. E a cada pedalada durante a madrugada, inúmeras dúvidas e reflexões vão recair nos três jovens amigos Raoni, Luna e Nelson.

3°-MUNDO-Marginal-Comics-Ibu-Junior-Robert-Yo-3A HQ tem um forte apelo social. Retratados como crianças selvagens, os jovens estão habituados a viver à margem da sociedade, nessa favela batizada de 3º Mundo (liberdades poéticas ou pura ironia?), logo, a esperança de um futuro melhor está na vontade de ir adiante, aqui, a vontade de pedalar adiante.

Quem não se move quando tem esperança ou a vontade de mudar? É a esperança de presenciar um fenômeno que promete mexer com a imaginação de qualquer um, que os amigos decidem cruzar, pela madrugada, a cidade com as suas bicicletas, sem se importar com os riscos do Centro Alto. E que riscos seriam esses? O risco de querer algo melhor, de ter algo que “supostamente” não deveria ser seu.

A história tem uma passagem muito marcante, que merece ser lida com mais atenção. Quando Raoni, Luna e Nelson estão no Centro Alto, eles cruzam com um velho que vai dizer que o trio tem muita coragem de atravessar a linha invisível que separa o lado rico do pobre. “É uma coisa perigosa, tem gente que acha que é dona do mundo”, diz ele. Raoni responde “parece que ele tava lendo meus pensamentos, saca?” e depois de toda a aventura, os amigos vão retornar dispostos a mudar as coisas no lado esquecido da cidade.

3°-MUNDO-Marginal-Comics-Ibu-Junior-Robert-Yo-4Infelizmente, eles vão ter trabalhar muito para isso. Por esses dias, fora das páginas das HQs, no Rio de Janeiro, alguns garotos do subúrbio iam à praia e foram detidos dentro do busão, sem terem feito nada, só iam se divertir, mas cruzaram a perigosa linha divisória.

A HQ ainda não pode ser encontrada em nenhuma loja especializada, então para comprá-la, basta entrar em contato direto com os autores pela página da Marginal Comics, uma editora de HQ independente, idealizada por Ibu Junior Martins e Robert Yo, com objetivo de produzir histórias em quadrinhos que falem um pouco sobre o cotidiano de quem vive à margem, mostrando que também existe magia e aventura ali.

3º Mundo é uma HQ com um tema bem atual. Para ler e refletir.

3° Mundo
Marginal Comics
Roteiro: Ibu Junior
Desenho, cores e letras: Robert Yo
17 x 26 cm
40 Páginas
R$ 10,00

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/09/3°-MUNDO-Marginal-Comics-Ibu-Junior-Robert-Yo-1.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/09/3°-MUNDO-Marginal-Comics-Ibu-Junior-Robert-Yo-1-300x300.jpgFloreal Andraderesenha hqb3° Mundo,Ibu Junior,Marginal Comics,Robert YoQuando eu morava na Zona Leste de São Paulo, num domingo fui assistir a um filme no Museu na Vila Mariana, era de graça, mas tinha que preencher uma ficha com nome e endereço, quando apresentei na portaria, o funcionário me disse: “você vem de São Miguel Paulista para...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe