que-deus-te-abandone-3Minha memória já tá falhando, não lembro se foi em 2010 ou 2011, mas nunca vai dar para esquecer as imagens da enchente na Serra do Rio de Janeiro. A chuva não parava e entre mortos e desaparecidos foram mais de mil pessoas.

Lembro que no mesmo ano o roteirista André Diniz mudou com a família para São Paulo. Eles sempre davam uma passada na HQMIX Livraria. A conversa sempre girava sobre o assunto, pois eles tinham família e já haviam morado na Serra.

Na HQ Que Deus Te Abandone, juntamente com Tainan Rocha, Diniz conta uma história de vizinhos de um mesmo bairro em Petrópolis (RJ). Os problemas são os de sempre: nada de esgoto, nada de água encanada, nada de postos de saúde. O que sempre tem de sobra é a violência.

Nesse cenário conhecemos um violento vizinho chamado Donato, seu pequeno filho Felipe e Bárbara. Uma tempestade acaba com tudo. Casas são destruídas, um dos soterrados é Donato, odiado por todos. Ao pedir ajuda, Donato é ignorado por todos, menos Bárbara.

que-deus-te-abandone-4Diniz já escreveu sobre o morro (como esquecer Morro da Favela?) e em Que Deus Te Abandone relata a vida em uma favela que poderia ser no Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador ou até mesmo em outro país. A favela não é o cerne de sua história, e muito menos a chuva que desaba sobre o morro. Todos esses elementos são partes da sua metáfora que pretende falar muito mais que isso!

Com muitos conflitos morais e internos dos personagens, a história fala sobre a natureza humana e como ela se revela nos piores momentos, e nem sempre para o melhor. Os moradores da comunidade têm os seus problemas e diferenças pessoais e no meio do desastre os vizinhos começam a repensar quem é merecedor do sacrifício e se vale a pena arriscar a própria vida para socorrer o outro.

Bárbara não ignora Donato, mas assim como a moça que toma a sua decisão, descobrimos que tudo tem consequência. Se ela revela a sua humanidade decidindo ajudar o homem odiado, também revela inclusive à desaprovação generalizada e como escapar da tormenta pode significar deixar de lado o seu lado humano.

que-deus-te-abandoneLendo essa história em quadrinhos lembrei de uma coisa que não dá para esquecer, o rompimento da barragem da cidade de Mariana, interior de Minas Gerais, que aconteceu no começo de novembro de 2015. A lama apagou várias histórias. Outra coisa que lembrei foi do livro que li há vários anos “Eichamann em Jerusalém” de Hannah Arendt. Ela falava que fazer o mal é uma coisa banal, radical e difícil é fazer o bem. Bárbara que não tem medo de enfrentar a chuva, os raios e a lama, faz sua escolha.

Lançada em novembro de 2015, Que Deus Te Abandone é um título publicado pela parceria SESI-SP Editora/Quanta Academia de Artes, que demonstra o quanto a união das duas empresas foram benéfica para o mercado editorial de quadrinhos. A HQ tem uma ousadia e usa da metáfora sobre uma tempestade como ferramenta narrativa para que o leitor, por conta própria, tire as suas próprias conclusões. Uma coragem difícil de se encontrar nas grandes editoras que publicam quadrinhos.

que-deus-te-abandone-1Marcelo Campos no prefácio diz “tudo nessa história me lembra água…” para mim ao contrário, a arte de Tainan me lembra lama. Suja, forte e expressiva. Os desenhos parecem que foram desenhados com lama, para que ninguém esqueça.

É uma história simples e sobre escolhas. Como tudo isso vai acabar? Leia a HQ e você vai saber!

Que Deus Te Abandone
SESI-SP Editora
Roteiro: André Diniz
Arte: Tainan Rocha
Acabamento brochura
52 páginas
21 x 28 cm
R$ 32,00

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2016/10/Que-Deus-Te-Abandone-5.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2016/10/Que-Deus-Te-Abandone-5-300x300.jpgFloreal Andraderesenha hqbAndré Diniz,Que Deus Te Abandone,SESI-SP,Tainan RochaMinha memória já tá falhando, não lembro se foi em 2010 ou 2011, mas nunca vai dar para esquecer as imagens da enchente na Serra do Rio de Janeiro. A chuva não parava e entre mortos e desaparecidos foram mais de mil pessoas. Lembro que no mesmo ano o roteirista...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe