Feliz-Aniversário-Minha-Amada-Brão-Barbosa-1No último FIQ, em novembro de 2015, me deparei com um artista chamado Brão Barbosa e seu trabalho, que li rapidamente e pude falar a respeito…

A HQ de Brão, “FELIZ ANIVERSÁRIO, MINHA AMADA”, segundo o quadrinhista me sugeriu no autógrado “não deve ser apreciada em partes”. Então, chefia, tome a revista nas mãos e embarque na leitura de uma história entrecortada por amor, adultério, crime e castigo, contada habilmente por meio de flash-backs.

Brão toma um fato relativamente comum da vida em sociedade e, entre um “se isso” e outro “se aquilo” como me disse, imagina um triângulo amoroso e conta uma boa história em quadrinhos ao escolher os personagens e, principalmente, a forma de contar – que transforma o que me referi como “comum” em algo divertido de ser descoberto a cada virada de página.

Outros elementos que reforçam isso e demonstram o talento do autor está no estilo de desenho, que encontra referências no traço de artistas nacionais como Edu Medeiros, Hiro Kawahara, Gustavo Duarte com uma pitada do jeito de narrar a trama como Craig Thompson, Bá e Moon, Mutarelli…

Feliz-Aniversário-Minha-Amada-Brão-Barbosa-2A propositalmente limitada palheta de cores (antagônica em muitos momentos para traduzir muito das situações, sensações e sentimentos narrados), foi quase feita às pressas, embora o resultado não demonstre isso – por sinal, graficamente a edição ficou primorosa, do logotipo ao final.

“FELIZ ANIVERSÁRIO, MINHA AMADA” nos conduz de relações idiossincráticas às proibidas, e soma a elas suas consequências, passionais, drásticas, terríveis – divertidas de se conferir. Nas últimas páginas da HQ, tive a sensação de que Brão cita um filme chamado Encaixotando Helena, thriller erótico da década de 1990, devido à escolha do destino de uma das personagens da trama – se o fez, quem assistiu o longa mencionado saberá que o quadrinhista foi corajosamente além.

Além de falar sobre Feliz Aniversário, Minha Amada, Brão me disse que está trabalhando numa nova HQ totalmente independente, baseada no relacionamento que teve com seu avô falecido recentemente. Será bem diferente dos outros trabalhos, tanto na questão do enredo como no tamanho. Estamos todos na torcida para que seja lançando em breve.

Feliz Aniversário, Minha Amada
Autor: Brão Barbosa
Edição Independente
Colorida
14 x 21 cm
40 páginas
R$ 12,00 (+frete incluso)
Contato: [email protected] ou braobarbosa.com

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2016/01/Feliz-Aniversário-Minha-Amada-Brão-Barbosa.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2016/01/Feliz-Aniversário-Minha-Amada-Brão-Barbosa-300x300.jpgDennis Rodrigoresenha hqbBrão Barbosa,Feliz Aniversário Minha AmadaNo último FIQ, em novembro de 2015, me deparei com um artista chamado Brão Barbosa e seu trabalho, que li rapidamente e pude falar a respeito... A HQ de Brão, “FELIZ ANIVERSÁRIO, MINHA AMADA”, segundo o quadrinhista me sugeriu no autógrado “não deve ser apreciada em partes”. Então, chefia, tome...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe