Usagi Yojimbo surgiu em 1987 e conta a saga de Miyamoto Musashi, um coelho Samurai que permanece fiel aos princípios mesmo sendo um Ronin (Samurai que por algum motivo perde seu mestre). Anteriormente a saga estava sendo publicada pela editora Via Lettera e agora com a publicação do terceiro volume, a Devir Livraria chega ao mesmo número de encadernados.

A série Usagi Yojimbo consolidou a carreira de seu criador Stan Sakai (1953) fazendo o autor ganhar diversos prêmios, entre eles, o cobiçado Prêmios Eisner, o Oscar dos quadrinhos americanos. O personagem fez tanto sucesso que ganhou até participação no desenho clássico das Tartarugas Ninja e nos Comics, além de um action figure na coleção das verdinhas.

O encadernado traz nove histórias, sendo uma delas dupla, além de uma breve, mas magistral explicação do personagem, contextualizando a situação histórica do Japão Feudal do Sec. XVI. Com apenas quatro páginas, a introdução situa os novatos (como eu) sem atrapalhar a dinâmica do volume ou desinteressar os leitores antigos.

O destaque da edição fica para a ótima história “Macarrão”, muito bem escrita e acompanhada de um desenho simples e rápido, que dá muita vida aos personagens. Impressionante como as feições de Usagi sempre demonstram muito bem o que ele está pensando, sem balão de pensamento.

A história é sobre uma fora da lei e um pária que foi expulso de sua cidade por ser diferente (Macarrão), que é chamado assim por nunca ter pronunciado uma única palavra, como faz macarrão, sua companheira o chama assim. A trama gira em torno de crimes que estão sendo cometidos e o delegado corrupto coloca o a responsabilidade nas costas de Macarrão que não pode se defender.
Vou parar por aqui para não estragar a história, que vale muito a pena ser lida.

Outras histórias que merecem ser mencionadas por serem acima da média são a enigmática “O Raio cai duas Vezes”, a aventuresca “Os Morcegos, a Gata e o Coelho” e a mítica “A Ira do Labirinto Negro”. Todas ótimas histórias!

Quanto à publicação a Devir Livraria caprichou! O encadernado apresenta uma capa simples e bonita que com certeza vai agradar aos colecionadores dos outros volumes publicados.

Minha única ressalva fica para o tamanho (16,5 x 24 cm), gostaria que fosse mais próximo do tamanho original do quadrinho (18 x 26,5 cm), para deixar junto com as obras mais queridas, mas é apenas uma opinião, que não diminui em nada a qualidade da publicação.

Usagi Yojimbo n° 3 – O Limiar da Vida e da Morte

Devir livraria
Roteiro e arte: Stan Sakai
16,5 x 24 cm
216 páginas
R$ 32,00

Fabio AranhaNas bancas / Nas livrariasDevir,Stan Sakai,Usagi YojimboUsagi Yojimbo surgiu em 1987 e conta a saga de Miyamoto Musashi, um coelho Samurai que permanece fiel aos princípios mesmo sendo um Ronin (Samurai que por algum motivo perde seu mestre). Anteriormente a saga estava sendo publicada pela editora Via Lettera e agora com a publicação do terceiro...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe