ScarTaí um belo álbum em HQ para se procurar nas livrarias. Scarface, da editora Globo, pela coleção Globo Livros Graphics, adapta a obra noir de Armitage Trail de 1920, onde apresenta o famoso personagem Tony Guarino em graphic novel.

Nas telas do cinema foram muitos os “Scarfaces”. Paul Muni, em 1932 foi o primeiro, depois Jason Robards com um massacre de 1967 em “The St. Valentine’s Day”, em seguida o filme piloto que deu origem ao seriado Os Intocáveis se chamava “ The Scarface Mob” de 1962. Entre esses dois tivemos um “Lady Scarface” de 1942 e finalmente o “Scarface” de Brian de Palma com Al Pacino.

scarface-hq-06Confesso que eu não sabia da existência do romance de Armitage Trail. Eu estava revendo alguns livros sobre cinema e nenhum, pelo menos os que tenho, cita o livro de 1928 como ponto de partida para filmes e é de se estranhar já que o romance é precursor e antecipa as grandes obras do gênero.

Scarface, de Armitage Trail, traz o protótipo do gangster onde a sua referência era Al Capone e seu bando, apesar do autor nunca ter encontrado pessoalmente o criminoso. A história mostra a ascensão e queda de Tony Guarino, que na sua volta da Primeira Guerra Mundial aparece com uma longa cicatriz no lado esquerdo do rosto e algumas medalhas no peito, além de outro nome, Tony Camonte.

scarface-hq-03Porém Tony Camonte volta também com algumas ideias, e ele coloca o seu plano em prática. A luta pelo controle da cidade por quadrilhas rivais, tudo com a benção de policiais e políticos corruptos, a paixão pelo poder e por belas mulheres, tudo que foi mostrado nos filmes já fazia parte do romance.

O curioso é que parece que um detalhe foi excluído das versões para o cinema: o irmão policial de Tony ficou de fora, sendo praticamente esquecido.

A adaptação para os quadrinhos conta com o talento de Christian de Metter que soube recriar o ambiente nostálgico do universo noir e representou uma Chicago cheia de mistério e violenta, também pudera, naquela época a cidade era conhecida como a “capital do crime”.

scarface-hq-04Apesar de ter sido lançada em abril de 2012, somente agora tive acesso à essa excelente graphic novel, graças aos nossos parceiros da Comix Book Shop. Digo excelente, porque a editora Globo caprichou. Capa dura, bom papel e uma impressão que não danificou em nada o clima da obra que reflete o clima noir dos gangsters, ou seja, páginas de tons mais sombrios.

Uma grande obra de quadrinhos feita pelo premiado autor francês Christian de Metter. Imperdível.

Scarface
Editora Globo Livros
Autor: Christian de Metter (roteiro e arte) – adaptação do romance homônimo de Armitage Trail
Tradução: José Geraldo Couto
18,5 x 26 cm
112 páginas
R$ 34,00

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2014/06/Scar-723x1024.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2014/06/Scar-300x300.jpgFloreal AndradeNas bancas / Nas livrariasArmitage Trail,Christian de Metter,Globo Livros,José Geraldo Couto,ScarfaceTaí um belo álbum em HQ para se procurar nas livrarias. Scarface, da editora Globo, pela coleção Globo Livros Graphics, adapta a obra noir de Armitage Trail de 1920, onde apresenta o famoso personagem Tony Guarino em graphic novel. Nas telas do cinema foram muitos os “Scarfaces”. Paul Muni, em...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe