Nas Livrarias: Sandman: Noites Sem Fim

O autor volta ao reino do Mestre dos Sonhos e vem em excepcional companhia. Para cada uma das histórias de Sandman: Noites sem fim, Gaiman convidou um artista diferente. São sete, um para cada Perpétuo (entidades acima dos Deuses que ele criou para o Universo de Sandman): P. Craig Russel (Morte), Milo Manara (Desejo), Miguelanxo Prado (Sonho), Barron Storey (Desespero), Bill Sienkiewicz (Delirium), Glenn Fabry (Destruição) e Frank Quitely (Destino). Completa o time o designer e artista plástico Dave McKean, o mais tradicional colaborador de Gaiman, que assina a programação visual da publicação e a capa.
Gaiman reuniu um excelente time de ilustradores, e isso por si só já faz a edição se tornar um item de colecionador. Em alguns casos a parceria inédita em Sandman rende ótimas surpresas, o trabalho ficou tão bom que além de ganhar diversos prêmios, ainda foi a primeira graphic novel a aparecer na lista de mais vendidos do New York Times.
Na primeira história, “Morte em veneza”, Gaiman apresenta uma fábula na cidade italiana, protagonizada por um garoto que encontrou a Morte e volta para procurá-la anos mais tarde. O traço de Russel está, como sempre, excepcional, repetindo a parceria que teve com Gaiman em “Ramadan”, uma das mais belas histórias de Sandman.
O segundo conto é dedicado ao andrógino Desejo, irmão/irmã de Morpheus. Na história, uma bela jovem faz um pacto com Desejo para conseguir a afeição do sedutor filho do chefe da aldeia em que vive. O grande destaque aqui são as lindas pinturas de Milo Manara, quadrinhista italiano que tornou-se conhecido justamente por ilustrar lindas mulheres e colaborar em alguns projetos com o cineasta Federico Fellini.
“O coração de uma estrela” marca a primeira participação no livro do personagem principal da série, Morpheus, ou Sandman – o Mestre dos Sonhos. Passada centenas de milhares de ano no passado, a história traz um parlamento de Corpos Celestes, em que Morpheus vai acompanhado de Killalla.
A quarta parte do livro é “Quinze retratos de Desespero”, quinze pequenos ensaios sobre a mais aflitiva das criações de Gaiman. Cada um é cuidadosamente elaborado por Barron Storey, artista plástico e professor da consagrada School of visual arts de Nova York, com a ajuda de Dave McKean, responsável pelo design.
Na Quinta parte com Bill Sienkiewicz, um grupo de cinco deficientes mentais é escalado para uma difícil missão: resgatar a inocente Delirium de dentro da mente de uma garota. Os traços de Glenn Fabry, o capista de Preacher, não trazem inovações gráficas, apesar de bastante competentes. Entretanto, a história é ótima: uma expedição científica parte para uma escavação num sítio arqueológico. Mas ao invés de encontrarem objetos antigos, encontram artefatos… do futuro!
A história que dá título ao livro fecha a edição: “Noites sem fim”. Os desenhos simples e claros de Frank Quitely, famoso pela série Novos X-Men, estão inspiradíssimos.
SANDMAN: NOITES SEM FIM é um deleite tanto para os fãs de Neil Gaiman quanto para novos leitores. Uma Publicação da Panini em capa dura, impressão esmerada, acabamento perfeito, preço justo.
Sandman: Noites Sem Fim
Editora Panini
Roteiro: Neil Gaiman
Arte: P. Craig Russel / Milo Manara / Bill Sienkiewicz e outros
18,5 x 27,5 cm
Capa dura
160 páginas
R$ 25,90

Deixe uma resposta