qzv-capa“…e criou o Questão – personagem cujas histórias foram um veiculo experimental para exprimir suas ideias inspiradas no ‘objetivismo’… o objetivismo é uma filosofia essencialmente atéia criada pela escritora e dramaturga russa Ayn Rand, cujos princípios básicos são definidos pelo individualismo, egoismo racional e capitalismo.” Roberto Guedes no artigo “Os objetivos do senhor Dikto”, publicado no jornal Graphiq #38, fevereiro de 2010.

Questão é a identidade secreta do jornalista investigativo Vic Sage. Em sua cruzada contra os políticos corruptos e um pastor maluco em Hub City ele encontra pelo caminho uma estranha mulher, é espancado e atirado a um rio para morrer.

qzv-h1-p1A virada da história é justamente quando ele Sage é salvo pela mesma garota, Lady Shiva, e levado a um local secreto onde é treinado em artes orientais. Em sua volta a Hub City, ele só tem uma objetivo em mente: terminar o que começou, agora mais forte ainda.

Conversando com o autor de quadrinhos e editor do jornal Graphiq, Mário Látino, ele me chamou a atenção para o desenho de Denny Cowan e seu estilo anguloso e seus personagens masculinos de queixos quadrados. Isso me lembrou Dick Tracy, de Chester Gould e uma HQ em particular chamada “O Descarado”. Nessa aventura uma personagem de chapéu e sobretudo e sem rosto, mata vários marginais com uma crueldade extrema.

qzv-h1-p5O texto de Denny O’Neil é bem atual: políticos corruptos, religiosos corruptos e se alguem cruza o seu caminho, tentando destruir a sua imensa teia criminoso, vai ter que enfrentar muitos tiros, bombas, socos e facadas.

Obviamente, Questão não foge da raia e, às vezes, de forma quase suicida ele enfrenta tudo e a todos, até o maior cruzador mascarado da DC Comics, o Batman.

Publicado em agosto de 2009 pela Panini, o encadernado em capa dura reúne as edições #1 à #6 de The Question (fevereiro a junho de 1987) e na época de seu lançamento houve até algumas críticas em relação ao seu preço, R$ 50,00, principalmente porque poucos acreditavam na continuação do encadernado. E verdade seja dita, estamos em 2014 e até agora nem sinal de um segundo volume.

Questão – Zen e a Arte da Violência é mais uma HQ que chegou aqui na redação do Impulso HQ graças aos nossos parceiros da Comix Book Shop.

Essa HQ é imperdível, pois apresenta o renascimento de quadrinhos para adultos nos anos oitenta, e muitos afirmam que as histórias de Dennis O’Neil com o Questão ainda servem de inspiração para os autores em atividade.

Questão – Zen e a Arte da Violência
Editora Panini
Roteiro: Dennis O’Neil
Arte: Denys Cowan
Arte-final: Rick Magyar
Capa dura
Colorido
176 páginas
18 x 30 cm
R$ 49,00

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2014/07/14541_900x1350.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2014/07/14541_900x1350-300x300.jpgFloreal AndradeNas bancas / Nas livrariasDennis O'Neil,Denys Cowan,Panini,Questão,Rick Magyar“...e criou o Questão - personagem cujas histórias foram um veiculo experimental para exprimir suas ideias inspiradas no ‘objetivismo’... o objetivismo é uma filosofia essencialmente atéia criada pela escritora e dramaturga russa Ayn Rand, cujos princípios básicos são definidos pelo individualismo, egoismo racional e capitalismo.” Roberto Guedes no artigo...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe