Parker-o-Caçador-devir-Dawyn-Cooke-2Lá por 1974 ou 75, quando chegava do ginásio de noite, eu ficava assistindo filmes na TV em uma velha televisão preto e branco. Um que eu nunca esqueci, contava a história de um ladrão chamado Walker, que depois de um assalto, seu amigo Reese rouba todo dinheiro e enche Walker de chumbo. Tudo isso com a ajuda da sua própria esposa. Mas Walker não morre e parte para uma violenta vingança.

Quando comecei a ler “Parker, o Caçador”, graphic novel baseado no livro de Richard Stark, que foi publicado recentemente pela Devir Livraria, comecei a perceber que conhecia a trama. E não, não foi apenas a lembrança de 1975. Ano passado, comprei o DVD, e assisti pela primeira vez “Point Blank” ou “À Queima-Roupa” com suas cores deslumbrantes. O diretor John Boorman coloca sangue novo no gênero, um neo-noir segundo alguns críticos.

Para os saudosistas, abaixo segue o trailer:

Parker-o-Caçador-devir-Dawyn-CookeLendo a HQ que foi escrita e desenhada por Dawyn Cooke a partir de criação de Donald Westlake, mais conhecido pelo pseudônimo de Richard Stark, percebi que o quadrinhista tem a mesma intenção, e muitos vão dizer que ele conseguiu. É uma primorosa HQ noir.

Diferente do filme, o premiado artista gráfico, Darwyn Cooke, opta por um visual soturno, em preto e verde musgo, com um belo traço que lembra as ilustrações dos anos 50 e 60. Tudo bem alinhado e seguindo a proposta de um ladrão que parece voltar do inferno para acertar as contas. Em uma das passagens da HQ, uma personagem diz ”você morreu naquela cela e agora voltou”.

A HQ é bem fiel ao texto de Richard Stark. Assistimos a silenciosa chegada de Parker a Nova Iorque, maltrapilho e sujo até conseguir estar metido num belo terno e começar sua caçada. Muito sangue, tiros, belas mulheres e um bando de caras durões. Excelente opção de leitura para quem gosta do gênero policial noir. Aliás, não posso deixar de mencionar que esse belo álbum em capa dura, chegou à redação do Impulso HQ graças aos nossos parceiros da Comix Book Shop.

Parker-o-Caçador-devir-Dawyn-Cooke-4Parker sempre esteve em voltas com o cinema, e nem sempre a sua história (ou nome dos personagens) foi mantida fielmente. Em À Queima-Roupa, por exemplo, o ladrão Parker foi rebatizado no filme como Walker e Resnick virou Reese.

Dando uma rápida pesquisada pela internet, verifiquei que a história de Parker, um ladrão profissional implacável e sem piedade já teve oito adaptações para o cinema, a mais recente, encarnada por Jason Statham, no filme de Taylor Hackford, em 2013.

Obviamente que isso não muda nada. Parker, o caçador é uma bela aventura com um magnifico anti-herói. Um dos mais amorais que já passaram diante dos meus olhos.

Imperdível.

Parker – O Caçador
Devir Livraria
Adaptação e arte: Dawyn Cooke
Texto original: Richard Stark
2 cores
Papel Sépia
144 páginas
15 x 24 cm
R$ 59,90

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/10/Parker-o-Caçador-devir-Dawyn-Cooke-5.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/10/Parker-o-Caçador-devir-Dawyn-Cooke-5-300x300.jpgFloreal AndradeNas bancas / Nas livrariasDawyn Cooke,Devir,Parker,Richard StarkLá por 1974 ou 75, quando chegava do ginásio de noite, eu ficava assistindo filmes na TV em uma velha televisão preto e branco. Um que eu nunca esqueci, contava a história de um ladrão chamado Walker, que depois de um assalto, seu amigo Reese rouba todo dinheiro e...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe