urlNão há nada melhor do que você ver uma história que você enxergou um grande potencial ganhar uma edição própria. Nos dois números da revista Fierro Brasil, série que traz as melhores HQs publicadas na Fierro, famosa revista argentina de histórias em quadrinhos, e aqui em terras tupiniquins foram publicados pela Zarabatana Books, saíram algumas HQs de Paolo Pinocchio. Foi amor à primeira lida.

Quando resenhei as revistas Fierro Brasil nº1 e 2 escrevi que a qualidade das publicações era extraordinária, mas o que mais me cativou foram as aventuras de cínico boneco de madeira. Para minha grande alegria, ou melhor, para a nossa alegria, o quarto volume da Coleção Fierro, publicado em fevereiro de 2014, traz 96 páginas com as aventuras desse personagem criado pelo Hermano Lucas Varela.

Paolo Pinocchio me lembra vários personagens: é um Macunaíma feito de pau, um Fradim em forma de boneco. Um herói que vai parar no inferno, mas antes fica cara a cara com Deus e diz “rezei para você todas as noites”.

PaoloPinocchio77Como nosso herói não é o típico bom moço, todas as vezes que consegue renascer ou dar o fora do caldeirão, ele retorna para a danação e para nosso deleite quando indagado pelo Diabo quem é, responde “eu sou o desafortunado que percorre o mundo se deleitando com os crédulos, perdoando os tolos e divertindo os canalhas.”

Há alguns anos, li um livro de contos de Isaac Bashevis Singer, cujo título é “O Amigo de Kafka”, e uma das histórias era sobre um homem que era um brincalhão e não perdoava nada nem ninguém. No final do texto quando ele morre, o narrador da história diz mais menos isso “não sei se ele foi para o paraíso, mas se foi, agora é um lugar mais divertido.”

E reside aí o grande humor de Paolo Pinocchio, no fato de o personagem não ser bom, não ser honesto, não ser puro. O personagem de Lucas Varela sempre vai para o inferno e deixa a vida do leitor um pouco, não, muito divertida, impagável! É uma criação que, apesar de todos os adjetivos negativos que possamos incluir, ele não deixa de ser um personagem muito carismático.

A Zarabatana, como sempre, vem apresentando o melhor dos quadrinhos argentinos para os leitores brasileiros e com edições super caprichadas. E essa bela edição, chegou à redação do Impulso HQ graças aos nossos parceiros da Comix Book Shop.

Não deixem de ler!

Coleção Fierro – Vol.4: Paolo Pinocchio
Editora Zarabatana Books
Autor: Lucas Varela
Tradução: Claudio R. Martini
Colorido
96 páginas
21 x 28 cm
R$ 54,00

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/03/url3-1024x642.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/03/url3-300x300.jpgFloreal AndradeNas bancas / Nas livrariasLucas Varela,Paolo Pinocchio,ZarabatanaNão há nada melhor do que você ver uma história que você enxergou um grande potencial ganhar uma edição própria. Nos dois números da revista Fierro Brasil, série que traz as melhores HQs publicadas na Fierro, famosa revista argentina de histórias em quadrinhos, e aqui em terras tupiniquins foram...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe