o-perfura-neve-lob-rochette-legrand-editora-aleph“Pertenço a uma imensa fraternidade saudosa de viagens de trens…”, Sérgio Augusto em Ode ao Trem, de 1999.

Nesse artigo o jornalista fala da sua paixão por trens, paixão que é minha também. Mesmo tendo só feito viagens em trens suburbanos, ele lista filmes, músicas e livros, mas nenhuma história em quadrinhos. Talvez porque ele não tivesse lido a graphic novel “O Perfuraneve”.

“…percorrendo a branca imensidão de um eterno e congelante inverno de solidão, corre, de uma ponta a outra da terra, um trem cujo movimento nunca se encerra… é o expresso Perfuraneve, com seus mil e um vagões.”

Impressionante não?

15022451Publicado recentemente pela Editora Aleph, O Perfuraneve (Le transperceneige, de 1982) é uma obra de ficção científica que tem como cenário uma terra congelada, onde as temperaturas chegam a 90 graus abaixo de zero. A salvação dos poucos sobreviventes foi embarcar no Perfuraneve (um trem gigantesco), os ricos nos primeiros vagões e os pobres que conseguiram embarcar ficaram nos últimos destinado ao transporte de animais.

Dividida em três partes e publicada em um volume único aqui no Brasil, a primeira parte do álbum foi lançada no começo dos anos 80 com roteiro de Jacques Lob e desenhos de Jean-Marc Rochette, que teve as HQs de “Edmundo, o porco” editadas nas páginas da revista Animal. Em 1999 e 2000 foram publicadas as duas últimas partes, ainda com desenhos de Rochette, mas agora com roteiros de Benjamim Legrand.

O Perfuraneve conta a saga de Proloff dividida em três histórias: O Perfuraneve, O Explorador e A Travessia. Nesse trem fantástico, de tecnologia revolucionária, Proloff busca refúgio e respostas nos vagões da frente. Na sua fuga ele vai se juntar a Adeline, uma ativista que luta pelas melhores condições de vida aos moradores do terceiro comboio.

15022452Nos capítulos “O Explorador” e “A Travessia”, embarcamos ainda com os últimos sobreviventes do planeta Terra, em sua busca por outros sobreviventes ou um refúgio seguro. O mundo como era antes do congelamento eternizado agora dentro de um gigantesco trem. Confinados, os passageiros menos favorecidos encaram militares, religiosos e políticos sempre em busca de manterem seus privilégios, à custa de tudo e todos.

O Perfuraneve chegou a redação do Impulso HQ graças aos nossos parceiros da Comix Book Shop, e é sempre bom lembrar que a trama dessa graphic novel foi a inspiração para o filme Snowpiercer (O Expresso do Amanhã), lançado em 2013 com Chris Evans, Tilda Swinton, John Hurt e Ed Harris no elenco com direção de Bong Joon Ho.

O Perfuraneve é uma graphic novel sensacional. Prá ler, reler, indicar e presentear os amigos e pensar, pensar, pensar…

O Perfuraneve
Editora Aleph
Roteiro: Jacques Lob e Benjamin Legrand
Arte: Jean Marc-Rochette
Tradução: Daniel Lühmann
21,5 x 29 cm
280 páginas
R$ 59,90

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/05/o-perfura-neve-lob-rochette-legrand-editora-aleph2.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/05/o-perfura-neve-lob-rochette-legrand-editora-aleph2-300x300.jpgFloreal AndradeNas bancas / Nas livrariasAleph,Benjamin Legrand,Daniel Lühmann,Jacques Lob,Jean Marc-Rochette,Perfuraneve“Pertenço a uma imensa fraternidade saudosa de viagens de trens...”, Sérgio Augusto em Ode ao Trem, de 1999. Nesse artigo o jornalista fala da sua paixão por trens, paixão que é minha também. Mesmo tendo só feito viagens em trens suburbanos, ele lista filmes, músicas e livros, mas nenhuma história...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe