Lembro de estar em 2009 numa livraria de quadrinhos na seção de importados e na estante estava um pequeno volume da série Blueberry de Jean Giraud. A publicação era basicamente um desenho por página e sem textos. Meu amigo Mário Latino admirador dessa obra ficou de pegar o livro outro dia e nunca mais ele viu o álbum. Até hoje ele me pergunta se vi o volume em alguma das livrarias que frequento. Fato: esse é o tipo de paixão que Moebius desperta entre seus leitores.

Mais uma vez agradando os amantes da nona arte, a editora Nemo lança uma série inédita no Brasil, desse que pode ser considerado um dos mais importantes e influentes quadrinhistas europeus do seu século. O Mundo de Edena originalmente foi lançado em 6 volumes há mais de trinta anos.

A Nemo optou por dividir a série em duas histórias por volume, e esse primeiro álbum traz as histórias: Consertos e Na Estrela. A primeira, “Consertos” faz uma apresentação dos personagens Stel e Alan. Nela Moebius fala de um fato de sua infância. No posfácio, o autor relembra um presente de natal dado de uma mãe para o filho e que quarenta anos depois ele coloca nessa HQ. É mais uma vez o autor trazendo uma história que mistura a sua vida com a ficção. Intimismo puro.

A segunda “Na Estrela” (um cruzeiro Citroën) Stel e Alan chegam a uma nave-asteroide que orbita um planeta gigante. Após descobrirem que não há tripulantes abordo os dois são arremessados ao planeta e vão em busca de uma estranha luz, pasmem, dirigindo um velho Citroën.

Mas essa peculiaridade tem uma explicação. A origem da história foi uma encomenda da empresa francesa Citroën que queria dar um presente original de fim de ano aos seus clientes e segundo Moebius “tinha vontade de fazer uma história que me pusesse em contato com o mundo dos robôs, dos mecânicos e das pessoas que mexem com máquinas”.

Quem conhece o trabalho de Moebius vai trilhar mais uma vez o caminho da fantasia e poesia com seu traço inovador “toda verdadeira representação da anatomia, da matéria e da forma só podem se exprimir através de linhas simples”, diz ele. E convenhamos, ele é um mestre nesse assunto.

Nesse primeiro volume de O Mundo de Edena o leitor vai encontrar aventura, misticismo, mistério, aventura e ficção cientifica, ou seja, Moebius por inteiro.

Como sempre a Nemo traz aos seus leitores uma produção gráfica impecável, capa dura e papel de primeira, além de uma ótima tradução a cargo de Fernando scheibe. Como extra, uma galeria podem ser vista na quarta capa desse primeiro volume.

Para finalizar: quando eu era garoto, o pai de uma amiga colecionava gibis e carros antigos. Lembro-me que ele tinha um Citroën igual ao da HQ. Passamos uma tarde sentados no banco (vermelho) de trás. A boa lembrança do carrinho preto voltou ao ver o início da jornada de Stel e Alan em busca do mítico planeta Edema.

Como sempre, e sem sombra de dúvidas, toda obra de Moebius é uma leitura imperdível.

O Mundo de Edena: Na Estrela

Editora NEMO
Série: O Mundo de Edena
Autor: Moebius
Tradução: Fernando Scheibe
24 x 32 cm
64 páginas
R$ 49,00

Floreal AndradeNas bancas / Nas livrariasFernando Scheibe,Moebius,Na Estrela,Nemo,O Mundo de EdenaLembro de estar em 2009 numa livraria de quadrinhos na seção de importados e na estante estava um pequeno volume da série Blueberry de Jean Giraud. A publicação era basicamente um desenho por página e sem textos. Meu amigo Mário Latino admirador dessa obra ficou de pegar o livro...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe