o-escultor-scott-mccloud-jupati-booksLançada no final do ano passado pela editora Marsupial, no seu selo Jupati Books, a novela gráfica “O Escultor” é escrita e desenhada por Scott McCloud, nome reconhecido no mundo dos quadrinhos pela sua obra didática relacionada às HQs. E é claro que a pergunta vem à mente: será que McCloud na prática é tão bom quanto na teoria?

Confesso que não li os badalados livros de Scott McCloud (Desvendando os Quadrinhos, Desenhando os Quadrinhos e Reinventando os Quadrinhos) e cheguei até a folhear na casa de um amigo, mas não me senti empolgado em continuar suas leituras. Outra confissão que faço é que no princípio, vendo o tamanho do livro “O Escultor”, fiquei receoso, mas, felizmente, a leitura corre.

o-escultor-scott-mccloud-jupati-books-3Resumidamente, O Escultor (The Sculptor) conta a história de David Smith, um artista que faz um acordo com a Morte e passa a ter o poder de esculpir o que quiser apenas com o toque de suas mãos, porém, em troca de tal habilidade, só lhe restam apenas 200 dias de vida.

Scott McCloud dedicou grande parte de sua carreira ao estudo dos quadrinhos e todo o conhecimento adquirido em sua trilogia é colocado em prática nessas quase 500 páginas de leitura. Fui ler os textos escritos por McCloud no final de sua novela gráfica e foi muito esclarecedor, pois ele colocou muito da sua vida e das pessoas próximas a ele nessa narrativa. O que faz você entender melhor o autor.

o-escultor-scott-mccloud-jupati-books-4Esses dias fuçando num sebo encontrei o “Retrato de um Artista Quando Jovem”, livro de James Joyce cujo o título fala um pouco de quem é David. Como McCloud, acredito que todo artista pensou um dia “e se eu tivesse o poder de criar tudo com minhas mãos?”. David consegue ser o escultor que sempre sonhou, desde a sua infância, mas o preço que vai pagar é muito alto. Chega a ser filosófico o caminho que o autor decide levar a sua narrativa.

Para escrever essa resenha, de outro ótimo lançamento da Jupati Books, estava relendo dois livros de Barbarella: “A Obra Prima” e “Os Companheiros da Grande Arte”. Jean-Cloude Forest fala da arte e da vida e das escolhas que fazemos, assim como Scott McCloud fez quando decidiu abordar em sua novela gráfica temas como vida, morte, amor e solidão.

Apenas 200 dias, criar e depois morrer. Nesse meio tempo David vai encontrar o amor de sua vida, Meg, entrar na sua vida como um anjo (literalmente), mas como dizia um velho amigo a respeito de um filme “quando a vida do personagem parece calma e ele consegue se recuperar de velhos problemas tudo começa a desmoronar a sua volta.”

o-escultor-scott-mccloud-jupati-books-2A profusão dos temas abordados é explicitada por meio das frustrações dos personagens. David, aceita a proposta e o acordo com a morte devido à sua paixão pela arte e ele pretende saldar sua dívida já que a sua carreira está no fundo do poço. Seria morrer o significado para a sua vida?

Scott McCloud ficou famoso por escrever como os quadrinhos funcionam e agora nessa ficção ele narra de maneira emocionante e inesquecível os pequenos momentos da vida cotidiana e prova que sabe produzir, além de só teorizar.

McCloud agora também pode ser reconhecido como um grande autor de HQs, e ao contrário do seu personagem David, as coisas estão acontecendo como exatamente ele planejou.

O Escultor
Editora Jupati Books
Autor: Scott McCloud
Tradução: Érico Assis
496 páginas
R$ 89,00

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2016/08/o-escultor-scott-mccloud-jupati-books-1.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2016/08/o-escultor-scott-mccloud-jupati-books-1-300x300.jpgFloreal AndradeNas bancas / Nas livrariasÉrico assis,Escultor,Jupati Books,Marsupial,Scott McCloudLançada no final do ano passado pela editora Marsupial, no seu selo Jupati Books, a novela gráfica “O Escultor” é escrita e desenhada por Scott McCloud, nome reconhecido no mundo dos quadrinhos pela sua obra didática relacionada às HQs. E é claro que a pergunta vem à mente: será...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe