o-enterro-das-minhas-ex-nemo-anne-charlotte-gauthierEnquanto que em 78 países a homossexualidade é considerada ilegal, apenas 14 países permitem a união civil entre casais do mesmo sexo; e os números seguem: 7 países aplicam pena de morte a quem for homossexual, no ano passado 318 homossexuais foram assassinados no Brasil…

Será que a homossexualidade é algo tão ruim assim? “O enterro das Minhas Ex”, graphic novel recém publicada pela Editora Nemo, mostra de maneira simples e humana a realidade de uma jovem que se descobre homossexual e nos dá uma aula sobre o porquê devemos mudar a maneira com que o mundo olha para essas pessoas.

O álbum é escrito e ilustrado pela quadrinhista francesa, Anne-Charlotte Gauthier e conta de maneira sincera, delicada e comovente uma sequência de pequenas histórias da vida de Charlotte, onde ela se encontra no dilema de se descobrir homossexual.

A história é crua e real. Não é um HQ para ler e sair ileso, muito menos para rir; “O Enterro das Minhas Ex” te leva a uma reflexão sobre a realidade da sociedade atual em aceitar e enxergar uma menina que gosta de meninas.

o-enterro-das-minhas-ex-nemo-anne-charlotte-gauthier-1Através de cada pequena sequência a autora traz uma garota diferente que marcou a vida da personagem homônima; e a luta contra as inseguranças, os sentimentos confusos e a maneira como as pessoas ao se redor reagem a ela.

Aos poucos você se torna comovido com a história que começa na fase de criança e vai até a adolescência no ensino médio, toma as dores por Charlotte, a conhece, se sente amigo e tem raiva das meninas que a machucam. E é nisso que consiste a real força da graphic novel, ela te mostra sem nenhum enfeite, sem nenhuma papas nas línguas, o preconceito e a maneira bruta que a sociedade trata alguém homossexual, sem nem se importar se esse é apenas uma criança ainda.

O sofrimento de Charlotte te leva a refletir e querer transformar essa realidade para que a futuras gerações saibam tratar essa diferença e que não tenham medo de assumir sua orientação sexual, principalmente na fase em que qualquer trauma pode vir a desencadear traços marcantes da personalidade de alguém.

o-enterro-das-minhas-ex-nemo-anne-charlotte-gauthier-3O titulo faz parte do projeto da Editora Nemo para o ano de 2016, que consiste em aumentar o número e dar mais destaque para autoras e quadrinistas mulheres dentro de seu catalogo. E a editora está sendo bem sucedida, além já lançar diversos títulos e em um preço bem acessível; cada um deles vem com uma mensagem importante para o público e o desse levanta a bandeira do orgulho LGBT que merece os mesmos direitos que qualquer um, inclusive o de uma infância saudável.

O importante é que apesar de cada drama e cada desilusão amorosa, a pequena Charlotte consegue se entender e assumir seus sentimentos, encontrar seu lugar no mundo, compreender sua sexualidade e até mesmo ser compreendida por outros. Atém de tudo ela ainda supera tudo isso, pois que maneira melhor de enterrar e superar suas ex do que falar para os outros sobre elas sem ressentimentos?

O Enterro das Minhas Ex

Editora: Nemo
Autora: Gautier
Tradução: Fernando Scheibe
17 x 24 cm
160 páginas
R$ 39,90

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2016/11/O-enterro-das-minhas-ex-nemo-Anne-Charlotte-Gauthier-2.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2016/11/O-enterro-das-minhas-ex-nemo-Anne-Charlotte-Gauthier-2-300x300.jpgBarbara HeliodoraNas bancas / Nas livrariasAnne-Charlotte Gauthier,Fernando Scheibe,Gautier,Nemo,O Enterro das Minhas ExEnquanto que em 78 países a homossexualidade é considerada ilegal, apenas 14 países permitem a união civil entre casais do mesmo sexo; e os números seguem: 7 países aplicam pena de morte a quem for homossexual, no ano passado 318 homossexuais foram assassinados no Brasil… Será que a homossexualidade é...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe