CoracaoDasTrevasA primeira vez que li algo sobre o escritor Joseph Conrad foi no ano de 1978 ou 79 em uma resenha de jornal sobre o filme “Alien, o oitavo passageiro” quando o texto se referia ao nome da nave “Nostromo”, que foi tirado de um romance de sua autoria, com o mesmo nome.

Quando o filme de Francis Ford Coppola “Apocalipse Now “ estreou no Brasil, o que se comentava é que o seu roteiro foi inspirado no livro de Conrad, Coração das Trevas, escrito em 1902. Aqui no Brasil, foi por volta de 82 ou 83 que saiu a edição do “Coração das Trevas” pela Editora Brasiliense, e realmente não há como negar a inspiração.

Agora, mais precisamente em setembro desse ano, a editora Veneta publica com desenhos de Catherine Anyango e roteiro do veterano em adaptações David Zane Mairowitz a versão em quadrinhos.

heartofdarkness2Os desenhos em sépia com balões transparentes dão um ar de sonho ou melhor de pesadelo na viagem de Marlow em sua busca pelo mítico Kurtz no interior das florestas africanas. Uma coisa a ser observada é que a arte em sépia se altera um pouco. Tem o seu efeito dramático, mas perde a beleza do preto e branco original da desenhista.

Curioso, é que na Revista Animal número 9, Rogério de Campos, editora da Veneta, já havia publicado uma HQ livremente baseada no Coração das Trevas, “Natureza Morta” com desenhos de F. de Felipe e roteiro de Oscaraibar.

Anyango EyesPara entender um pouco mais sobre Conrad e seu livro recomendo duas leituras: “Os Anéis de Saturno” do escritor alemão Sebald e um pequeno grande texto de H. L. Mencken, que diz ser esse o maior relato moderno, onde podemos escutar o riso zombateiro de Deus, das misérias feitas pelas mãos do homem contra seus semelhantes e a natureza.

“O mais intenso de todos os relatos que a imaginação humana já concebeu”, Jorge Luis Borges. É só ler algumas páginas para notar isso. Quadrinhos de primeira. Imperdível caro leitor.

O Coração das Trevas
Editora Veneta
Texto original: Heart of darkness, de Joseph Conrad
Roteiro: David Zane Mairowitz
Arte: Catherine Anyango
Tradução: Ludimila Hashimoto
128 páginas
R$ 39,90

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2014/11/CoracaoDasTrevas1.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2014/11/CoracaoDasTrevas1-300x300.jpgFloreal AndradeNas bancas / Nas livrariasCatherine Anyango,David Zane Mairowitz,Joseph Conrad,Ludimila Hashimoto,O Coração das Trevas,VenetaA primeira vez que li algo sobre o escritor Joseph Conrad foi no ano de 1978 ou 79 em uma resenha de jornal sobre o filme “Alien, o oitavo passageiro” quando o texto se referia ao nome da nave “Nostromo”, que foi tirado de um romance de sua autoria,...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe